quarta-feira, 17 de setembro de 2014

I Encontro sobre a Educação de Surdos e formação do TILS do Oeste Paulista



O I Encontro sobre Educação de Surdos e formação de TILS do Oeste Paulista foi um evento promovido pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) – UNESP/Presidente Prudente.
O evento foi realizado no período de 05 a 07 de setembro de 2014 na Universidade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.
A proposta do evento foi levar instrução e conhecimento aos surdos, educadores e intérpretes de Libras, promovendo uma melhor atuação nas instituições de ensino.
Com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais, o encontro se realizou em três dias, contando com palestras, mesas redondas e oficinas de capacitação para surdos e ouvintes que interagem com a Libras a fim de melhorar a performance daqueles que pretendem lidar com a área enquanto profissão.
O evento buscou levar os surdos e ouvintes a interagirem mais entre si por meio da Libras; aperfeiçoar os intérpretes no uso da Libras; discutir sobre as políticas públicas e a educação de surdos; apresentação de trabalhos científicas que abordam a temática “Educação de Surdos e formação do TILS”; discutir meios que possibilitem a melhor formação dos intérpretes e usuários da Libras.
No evento a Faculdade de José Bonifácio/UNIESP foi representada com a apresentação de quatro trabalhos científicos desenvolvidos pela instituição.
As pesquisas “O aprimoramento da escrita mediada pela Libras utilizando como instrumento o gênero textual tira” e “O envolvimento da família no processo educativo da criança surda” foram apresentadas pela docente da instituição Prof. Esp. Andresa Vaniele Barbosa Pereira.
A pesquisa “O bilinguismo e a inclusão do aluno surdo” foi apresentada pelo discente do 4º ano do Curso de Pedagogia Ismael de Oliveira da Silva e “A utilização de jogos para o ensino de Matemática para alunos surdos adultos” apresentada pela ex-discente de extensão Alexandra Maria Carreira Góes, ambas pesquisas foram realizadas sob a orientação da Prof. Andresa Vaniele.
A participação no evento foi de fundamental para a docente, discente do curso de Pedagogia e ex-discente de Extensão, pois puderam compartilhar os conhecimentos adquiridos por meio das pesquisas e também puderam aprimorar seus conhecimentos por meio do evento.

Fotos do evento:

























segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sugestões de Materiais Pedagógicos em Libras III



Materiais pedagógicos em Libras para serem utilizados, em sala de aula, com alunos surdos elaborados por Discentes do 4º ano (2014) do Curso Pedagogia da Faculdade de José Bonifácio FJB/UNIESP.


Varal de Letras

Bingo dos Animais

                                          Livro para colorir (animais, frutas e família)

Como está o tempo hoje?

                                               Calendário

                                         Países da América do Sul

Numerais em Libras

                                           Estações do ano


                                            Patinho feio em Libras 
                 (possibilidade de trabalhar diversos conteúdos em L.S.)


                                             Relógio em Libras

                                                Alfabeto em Libras 
                                                  (para iniciantes)

                                               Numerais em Libras 
                                                  (para iniciantes)