A Surdocegueira se caracteriza pela associação das perdas, parcial ou total, dos sentidos da visão e audição em um mesmo indivíduo. As pessoas que apresentam essa condição possuem, em maior ou menor nível, problemas de comunicação, informação e mobilidade, dependendo da etiologia da Surdocegueira; da época de aquisição e a intensidade de cada uma das perdas sensoriais (visão e audição), bem como do ambiente sócio-cultural e recursos de atendimento clínico, escolar e outros serviços que esses indivíduos e suas famílias necessitam.
Dependendo da etiologia, a Surdocegueira poder estar associada a outros comprometimentos de ordem mental e física.
Vídeo Informativo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
Causas que podem levar a Surdocegueira:
ü
Pré–natais
§ AIDS
§ Herpes
§ Rubéola
§ Citomegalovírus
§ Sífilis
§ Toxoplasmose
§ Abuso de drogas pela
mãe
§ Hidrocefalia
§ Microcefalia
ü
Prematuriedade
ü
Pós-natais
§ Asfixia
§ Encefalites
§ Traumatismo craniano
§ Meningites
§ Derrame cerebral
ü
Síndromes
genéticas
§ Marfan
§ Shprintezen
§ Osteogênese imperfeita
§ Sticckler
§ Alstron
§ Disostose Mandíbulo
Facial
§ Kearns-Sayre
§ Morquio
§ Bardet Biel
§ Carpenter
§ Halligren
§ Homocistinúria
§ Meckel-Gruber
§ Apert
§ Down
§ Usher
§ Hallermann-Streiff
§ Trissomia
§ Albinismo
§ Goldenhar
§ Weil marchesani
§ Flyn Air
§ Schwartz Jampel
§ Cockaune
§ West
§ Waasrdenburg
CLASSIFICAÇÃO
A combinação de diferentes fatores,
que levam indivíduos à condição de surdocego, não permite que seja traçado um
perfil único desses sujeitos em função de suas necessidades tão distintas,
tanto quanto de suas potencialidades e habilidades.
A
Surdocegueira possui duas classificações importantes que determinarão os
procedimentos necessários para a intervenção educacional: sensorial e linguística.
ü Do
ponto de vista sensorial, os surdocego podem pertencer a quatro grupos:
§ Aqueles que são
surdos e cegos;
§ Aqueles que são
surdos e possuem baixa visão;
§ Aqueles que possuem
perda auditiva e cegueira; e
§ Aqueles que fazem uso
de resíduo auditivo e visual.
Muitas pessoas consideradas
surdocegas podem ter visão suficiente para se mover em seus ambientes,
reconhecer pessoas, familiares, ver a língua de sinais a uma pequena distância
e, talvez, ler a escrita ampliada. Outras têm audição suficiente para
reconhecer sons familiares, entender alguma fala ou desenvolver a língua oral.
ü Do
ponto de vista linguístico os surdocego podem ser:
§ Pré-linguístico:
quando a Surdocegueira ocorre por causa congênita ou anterior a aquisição da
fala.
§ Pós-linguísticos: quando
a pessoa adquiriu a Surdocegueira após a aquisição de uma língua, seja oral ou
de sinais.
Os problemas que decorrem da
privação dos dois canais sensoriais (visão e audição) presente desde o
nascimento de uma criança podem levar a:
§ Percepção distorcida
do mundo;
§ Dificuldade em
antecipar eventos futuros ou o resultado de suas próprias ações;
§ Privação de muitas motivações
extrínsecas;
§ Possibilidade de
serem rotulados como “retardados” ou “emocionalmente perturbados”;
§ Necessidade de
habilidades específicas para se comunicar significamente com seu ambiente; e
§ Dificuldade extrema
em estabelecer e manter relações interpessoais.
Crianças surdocegas de etiologia
congênita não aprendem a se comunicar de forma simbólica por si mesmas. Elas dependem
da capacidade do parceiro de interação em interpretar e responder às suas
formas pré-verbais de expressão de forma coerente e perceptível para as mesmas.
Já os surdocegos pós-linguísticos
deverão:
§ Aprender novas formas
de se comunicar ajustadas à sua capacidade perceptiva;
§ Ter apoio
psicossocial;
§ Fazer uso de técnicas
para as atividades de vida diária; e
§ Dispor de serviços de
guia-intérprete.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Ainda que o termo surdocego possa
sugerir a ausência total de visão e audição, muitas crianças possuem resíduos
em ambos sentidos, mas ainda apresentam dificuldade em processar as informações
que chegam por essas vias, bem como de outros sentidos. Crianças com privação
dos canais auditivo e visual podem apresentar problemas com o equilíbrio,
movimentos limitados e hiper ou hipossensibilidade tátil. As informações apreendidas
por meio dos canais sensoriais de distância – visão e audição – prejudicados,
precisarão ser apoiadas por outras recebidas pelos sentidos remanescentes mais
próximos como o tato, olfato, paladar, bem como dos sentidos esquecidos: vestibular,
responsável pelo equilíbrio e proprioceptivo, responsável pela posição do corpo
no espaço.
O
tato, quase sempre, será o principal canal de entrada das informações que vêm do ambiente para a pessoa surdocega;
suas mãos será o instrumento de comunicação por intermédio do qual poderá
estabelecer relações com pessoas ao seu redor. Entretanto, o sentido tátil tem
sua própria limitação fisiológica no que diz respeito à percepção do todo do
objeto; aos conceitos de perspectiva; e das relações de tamanho e descrições
visuais para quem nunca teve visão.
Para outros, o tato será o sentido
que complementará as informações captadas pelos resíduos visual e/ou auditivo.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO
As formas de comunicação utilizadas
com os surdocegos dependem, entre outros aspectos, do nível de interação que
eles estabelecem com seus pares e da existência de resíduo visual ou auditivo. Elas
incluem o uso de objetos de referência (objetos de vida real ou concreto),
cartões com parte desse objeto ou com a representação gráfica do mesmo, bem
como fotos, gestos (representação motora de uma ação) para promover o
desenvolvimento da comunicação com surdocegos pré-linguísticos.
Com os surdocegos pós-linguísticos
as formas de comunicação podem ser divididas em alfabéticas e não alfabéticas
ou sinalizados:
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Sistemas
alfabéticos:
§ Datilológico ou
manual (visu-espacial; visual-tátil; tátil nas palmas das mãos).
§ Escrita na palma das mãos.
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Sistemas
sinalizados:
§ Língua de Sinais (em
campo visual, curta distância e tátil).
ü
Sistemas
baseados na Língua Oral:
§ Língua Oral
amplificada.
§ Tadoma.
ü
Sistemas
baseados em códigos de escritas:
§ Escrita com
caracteres comuns em tinta
§ Escrita em Braille.
SUGESTÕES DE FILMES QUE ABORDAM A SURDOCEGUEIRA:
BLACK - (mais informações em http://oficinadelibras.blogspot.com.br/2013/05/filme-black_26.html)
VÍDEOS QUE ABORDAM A SURDOCEGUEIRA:
Excelente material. Obrigada!
ResponderExcluirOlá! Quais as fontes utilizadas na produção desse artigo?
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