Sequência didática: A
FOCA
Esta atividade foi planejada para ser
desenvolvida por alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos da EM Urânia Costa de Lima em José Bonifácio SP.
Foi tomado como referência o gênero
textual poesia e posteriormente foi realizado um planejamento de uma sequência
didática que contemple Libras e Língua Portuguesa escrita.
Objetivos:
Apresentar
aos discentes surdos os sinais presentes na poesia e informações sobre o tema.
Ao final da sequência os discentes surdos construirão um texto bilíngue para
ser exposto na escola.
Desenvolvimento:
Inicialmente aconteceu uma conversa
com os alunos. Nessa conversa foi explicado em Língua de Sinais que seria lido
um poema, cujo personagem e eles deveriam adivinhar.
A docente começou a dar as
características (pistas) do animal sinalizando. Foi conversado com a turma que
nesse dia seria lido um poema, cujo personagem principal eles deveriam
adivinhar pelas características expostas (pistas). Nesse momento os discentes
participaram efetivamente da atividade.
A poesia foi escrita na lousa e
posteriormente a docente foi sinalizando o texto. Foi fixado na parede da sala um cartaz com a
poesia em Língua Portuguesa e logo abaixo um vocabulário, ou seja, a palavra em
Língua Portuguesa e o respectivo sinal em Libras.
Aos poucos foram ministradas
atividades diversas sobre a poesia. Também foi confeccionado um jogo da memória
com as palavras da Poesia em Língua Portuguesa e os sinais em Libras.
Em um outro momento os alunos foi
proposto aos discentes que o texto fosse montado. Foi apresentado os sinais em
Libras e os alunos observando a ordem da sinalização (que já dominavam) montaram
a poesia somente com os sinais.
Posteriormente foi apresentada aos
discentes a poesia em Língua Portuguesa para que eles organizassem seguindo a
ordem correta.
Como produto final do trabalho, os
discentes confeccionaram um Cartaz com a Poesia em Libras e Língua Portuguesa
que foi exposto no pátio da escola e vídeos individuais dos alunos sinalizando a poesia.
LINDO ESSE TRABALHO! DIGNO DE SALVA DE PALMAS!!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar!!!
Grande abraço!
Carla Dias
Muito obrigada!!!
ResponderExcluirA intenção é dar ideias... para o trabalho com surdos!!!
Abraço
Gostei da ideia,parabéns
ResponderExcluirAbraço
Gostei da ideia,parabéns
ResponderExcluirAbraço
Muito bom este trabalho
ResponderExcluirAmei!!!
ResponderExcluirSeu trabalho é lindo e me inspira.
Obrigada por compartilhar.
Parabéns,excelente...gostaria que compartilhasse conosco mais trabalhos como esse com alunos surdos na alfabetização...bjs!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Maravilhoso!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirgratidão!
ResponderExcluir