quinta-feira, 10 de julho de 2014

I Encontro sobre Educação de Surdos e formação de TILS do Oeste Paulista


Data 05, 06 e 07 de Setembro
Local: UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, vem sendo expandida cada vez mais, depois do reconhecimento da lei 10.436/02 que protege os direitos dos surdos, principalmente no meio educacional. Com a aprovação da lei citada e do decreto 5.626/05 houve a necessidade de criar a lei 12.319/10 que aprova atuação dos interpretes de Libras enquanto profissão. Isso resultou no aparecimento de muitos interessados em ingressar nesta nova área.
Contudo, mesmo após dez anos da lei, ainda faltam cursos, oficinas de capacitação e até congressos que incentivem os profissionais em ascensão na região do Oeste Paulista. Hoje no Brasil existe apenas graduação em Letras/Libras na modalidade presencial em Florianópolis/SC e Goiás/GO, há congressos a cada dois anos, mas geralmente em capitais longe da nossa região o que impossibilita a participação frequente desses profissionais nesses eventos.
Levando em conta a dificuldade de realização e indisponibilidade de horário da maior parte dos profissionais para a realização cursos de capacitação de longa duração, e a necessidade de minicursos e oficinas que possam aperfeiçoar e sanar dúvidas dos profissionais, será realizado, em Presidente Prudente/SP, um Encontro para reunir os profissionais e interessados em LIBRAS para discutir temas que envolvem a profissão e oferecer oficinas de aperfeiçoamento para incentivar a continuidade dessas pessoas na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a) pela sua visita!!!!