sexta-feira, 7 de março de 2014

Sequência didática: A Foca

Sequência didática: A FOCA


Esta atividade foi planejada para ser desenvolvida por alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos da EM Urânia Costa de Lima em José Bonifácio SP.
Foi tomado como referência o gênero textual poesia e posteriormente foi realizado um planejamento de uma sequência didática que contemple Libras e Língua Portuguesa escrita.

Objetivos:
Apresentar aos discentes surdos os sinais presentes na poesia e informações sobre o tema. Ao final da sequência os discentes surdos construirão um texto bilíngue para ser exposto na escola.

Desenvolvimento:
Inicialmente aconteceu uma conversa com os alunos. Nessa conversa foi explicado em Língua de Sinais que seria lido um poema, cujo personagem e eles deveriam adivinhar.
A docente começou a dar as características (pistas) do animal sinalizando. Foi conversado com a turma que nesse dia seria lido um poema, cujo personagem principal eles deveriam adivinhar pelas características expostas (pistas). Nesse momento os discentes participaram efetivamente da atividade.
A poesia foi escrita na lousa e posteriormente a docente foi sinalizando o texto.  Foi fixado na parede da sala um cartaz com a poesia em Língua Portuguesa e logo abaixo um vocabulário, ou seja, a palavra em Língua Portuguesa e o respectivo sinal em Libras.
Aos poucos foram ministradas atividades diversas sobre a poesia. Também foi confeccionado um jogo da memória com as palavras da Poesia em Língua Portuguesa e os sinais em Libras.
Em um outro momento os alunos foi proposto aos discentes que o texto fosse montado. Foi apresentado os sinais em Libras e os alunos observando a ordem da sinalização (que já dominavam) montaram a poesia somente com os sinais.
Posteriormente foi apresentada aos discentes a poesia em Língua Portuguesa para que eles organizassem seguindo a ordem correta.


Como produto final do trabalho, os discentes confeccionaram um Cartaz com a Poesia em Libras e Língua Portuguesa que foi exposto no pátio da escola e vídeos individuais dos alunos sinalizando a poesia.

















DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO AEE













                  ATIVIDADES PARA DOWNLOAD












10 comentários:

  1. LINDO ESSE TRABALHO! DIGNO DE SALVA DE PALMAS!!!!!

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  2. Parabéns pelo trabalho!
    Obrigada por compartilhar!!!
    Grande abraço!
    Carla Dias

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  3. Muito obrigada!!!
    A intenção é dar ideias... para o trabalho com surdos!!!
    Abraço

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  4. Amei!!!
    Seu trabalho é lindo e me inspira.
    Obrigada por compartilhar.

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  5. Parabéns,excelente...gostaria que compartilhasse conosco mais trabalhos como esse com alunos surdos na alfabetização...bjs!!

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