domingo, 24 de março de 2013

Filme "E o seu nome é Jonas"








O filme foi lançado em 1979 nos EUA, e embora tenha sido produzido a um tempo considerável, as barreiras apresentadas ainda são presentes. Muitas vezes nos prendemos no nosso mundinho, com uma visão tão fechada e não atentamos para as diferenças das pessoas ou não as valorizamos.

Ele retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social.
A mãe preocupada em resgatar o tempo perdido de Jonas num hospital para "retardados" (termo utilizado na época para pessoas com deficiência intelectual), encontra pela frente vários obstáculos, entre eles: seu marido , um homem sem um posicionamento afetivo e moral que amparasse a esposa nesta caminhada cheia de espinhos e preconceitos social.
O primeiro método foi o adotado foi o oralismo, mas a mãe não viu resultados e buscou conhecer mais a respeito da Língua de Sinais que utilizava sinais manuais para representar as palavras. A educadora que trabalhava com Jonas criticou duramente a mãe por buscar esse método.
Depois de muitas idas e vindas, Jonas é matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma "criança normal".





Hoje nas nossas escolas ainda podemos identificar muitos "Jonas", nós como defensores da educação inclusiva devemos favorecer o convívio social entre todos os alunos, professores e demais profissionais existentes na escola, pois a inclusão não significa, apenas permitir que o aluno com necessidades educativas especiais tenha acesso à escola, mas principalmente, devemos garantir que lhe sejam oferecidas condições de aprendizagem, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo, por ser ele um sujeito de direitos e cidadão.


.

Informações Técnicas
Título no Brasil: E Seu Nome é Jonas
Título Original: And Your Name Is Jonah
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1979
Direção: Richard Michaels

73 comentários:

  1. O filme retrata muito a forma como é entendido o surdo, hoje em dia não é a mesma realidade daquela época, mas levando em consideração o filme, o surdo era apenas alguém retardado sem capacidade para comunicação nem qualquer outra atividade. A mãe neste filme é um bom ícone para nos espelharmos, a maneira como ela busca uma forma para se comunicar com Jonas, é o que cada um devia fazer sem discriminar ninguém e entendendo que o surdo esta usando uma língua para se comunicar e não apenas gestos. Um bom aprendizado sobre o filme é o de ensinar o surdo a falar da maneira correspondente a ele, que é usando libras, e não forçando-o a algo que ele não pode fazer, como falar sem nunca ter ouvido as palavras. João Pedro - 3ºLetras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelas suas considerações João Pedro. Elas são muito condizentes com a atividade. Abraço

      Excluir
    2. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

      Excluir
  2. Esse filme é muito interessante no que se diz respeito a como os surdos eram vistos pela sociedade antigamente. Eles eram excluídos e considerados retardados. Percebe- se também que a linguagem de sinais era terminantemente proibida nas instituições de ensino para surdos, chegando, nos casos mais extremos, a amarrar as mãos de quem sinalizasse, pois eles prezavam pela oralização, que era algo quase impossível para um surdo. O pequeno Jonas sofre muito no decorrer do filme porque nada faz sentido para ele, ninguém o entende e ele não entende ninguém, como meu companheiro Fabiano disse, o mundo para Jonas era uma tela preta e branca, sem sentido algum, mas quando ele conhece a linguagem de sinais, é como se essa tela ganhasse cores e fizesse todo o sentido na vida dele. É o que realmente acontece na vida dele. Jonas passa a ser mais feliz porque ele entende as coisas e as pessoas através da linguagem de sinais. Hoje o surdo não é só bem aceito, mas também vive inserido na sociedade sem problemas, embora saibamos que tem muitos tabus para serem quebrados a respeito da surdez e da linguagem de sinais, mas podemos dizer que o progresso alcançado através da educação dos surdos é notável.

    Tiago 3º ano de Letras 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelas suas conclusões Tiago... você conseguiu compreender o propósito da atividade!! Abraço

      Excluir
    2. Perfeito. Apenas uma correção necessária: o correto é língua de sinais, e não linguagem de sinais.

      Excluir
  3. O FILME RELATA COMO OS SURDOS ERAM VISTOS NA SOCIEDADE ANTIGA, OU SEJA ERAM EXCLUIDOS DO CONVIVIO SOCIAL, ERAM TRATADOS COMO RETARDADOS MENTAIS,PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE DO FILME, OS SURDOS NAÕ PODIAM APRENDER A LÍNGUA DE SINAIS, ELES SOMENTE NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DEVERIAM APRENDER ATRAVÉS DA LINGUAGEM FALADA E NAO DA LÍNGUA DE SINAIS, O Q PARA ELES ERA UM ABSURDOS,OS PAIS ANTIGAMENTENTE NÃO AGUENTAVA A PRESSÃO DA SOCIEDADE E AGUNS DELES EXCLUIAM SEUS FILHOS PORQUE ERAM SURDOS.

    ALINE CÁSSIA LOPES
    4º DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante suas colocações Aline. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. O Filme relata a vida de uma criança surda, que enfrentou uma série de problemas junto com sua família. Ao longo do filme mostra Jonas em um hospital para retardados, achando assim sua família que ele era, mas um diagnóstico mostra que estavam todos enganados, e sim ele era portador da surdez. O pai após a noticia mostrou ser muito impaciente, mas mostra que queria ajudar o filho em todas os aspectos, mas como sempre o preconceito pairava sobre todos os lugares em que ele ia, o pai então deixou a família e se mudou para outra cidade por conta desse preconceito, pois a família não sabiam o que fazer diante disso.
    A mãe ao ficar sozinha com o filho, muitas vezes colocava a culpa toda nela por o filho ser assim, mas logo correu atrás para que seus filho pudesse ter uma condição de vida melhor e fosse uma criança "Normal", e que houvesse comunicação entre os dois.
    Então a mãe de Jonas o leva para algumas instituições de ensino. a primeira instituição queria que a criança só aprendesse com a leitura labial, e que com isso a crianças voltaria a falar e seria uma criança "Normal", mas a mãe vendo que esse método não estava resolvendo e deixando a criança cada vez mais nervosa, levou jonas a outra instituição que essa ao contrario da outra aprendiam a língua de sinais, onde levou jonas a se evoluir e ter uma comunicação com a mãe, depois disso a mãe de jonas teve amizades com outras mães e com outras pessoas que entendiam sobre o assunto do filho.

    ResponderExcluir
  6. Um filme de intensa sensibilidade, pois esclarece as injustiças que os surdos são acometidos. Uma história tocante, sobretudo por se abordar algo real. Fica claro de fato, que nós ouvintes somos desinformados em relação ao mundo dos surdos. Acho que uma das cenas mais tocantes é quando acontece a sua festa de aniversário. Naquele momento somos convidados a nos colocar no ponto de vista do surdo. Ao redor de Jonas todos conversando entre si e você sem entender nada. Como reflexão, sugiro que todos tentem ouvir o silêncio e nele encontrar a calmaria, porque para nós ouvintes o silêncio é aterrorizante.

    Kléber - 3ºLetras

    ResponderExcluir
  7. Ao Relatar a vida de uma criança surda, injustiçada pela sua limitação, o filme explicita um tema sensível e realista, uma vez que a referida limitação auditiva é tão mal interpretada pela sociedade que o menino chega a ser diagnosticado como deficiente mental. Ao perceberem o engano, trava-se uma batalha para adaptá-lo ao convívio social, o que muitas vezes gerou atitudes nada convencionais. Chega-se ao ponto do pai não conseguir fundamentar um laço afetivo com o filho por ele ser diferente. O preconceito e a falta de orientação sobre a capacidade de interação do menino dificultam a relação da família com a sociedade. A cena em que Jonas compreende a relação dos sinais em libras com os seus significados é emocionante, pois nesse momento sabemos que ele poderá expressar com autonomia suas vontades.
    ALUNA: Josy Patricia Vicentin - 4º Ano - Pedagogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Josy pelas suas colocações. Elas são muito precisas! Abraço

      Excluir
  8. Essa historia retrata uma sociedade alienadora, capaz de tirar a oportunidade de um individuo desenvolver-se, simplesmente por acreditar que são os donos da verdade e assim, se fecham para novas possibilidades. É preferível conviver com o fracasso e aceitar que uma criança é incapaz de viver em sociedade por conta de sua deficiência.
    Esse filme também é um alerta às famílias, para que não se deixem abater por empecilhos muitas vezes impostos por determinadas instituições que se dizem especializadas. O mais importante é o bem estar do ser humano e seu pleno desenvolvimento e que vale buscar todos os recursos e meios disponíveis para alcançar esse objetivo. Lembrando ainda que a família é o maior apoio que esse sujeito possui e que esta precisa estar preparada para lidar com essa situação.
    Ótimo filme vem mostrar que a Língua de Sinais trouxe esperança e dignidade para toda comunidade SURDA .
    Parabéns! Adorei seu blog. Abraços !!!!!!!
    Edilson 4º Pedagogia

    ResponderExcluir
  9. O filme "E o seu nome é Jonas," retrata a sociedade não motivada e despreparada para introduzir os surdos a um ambiente em que ele possa se sentir bem e possa conviver tranquilo.
    No decorrer do filme, com o esforço de sua mãe e amigos que também eram surdos conseguiram mudar a vida de Jonas, ele começou a interagir com outras pessoas com a mesma deficiência, se tornando mais feliz. Jonas conheceu Libras e isso o ajudou muito, facilitando demais a sua comunicação! O Filme mostra que há sempre uma esperança pra todos no mundo, inclusive para os Surdos, que merecem um lugar digno em nossa sociedade!

    Dêsinha, adoreiiiiiiiiiiii o blog... vc é DEMAIS!!!! ;)

    ResponderExcluir
  10. O Filme relata a triste realidade que ainda ocorre no dias atuais, nos traz a ideia das crianças que são "inclusas" nas escolas de maneira errada, pois Jonas por ter uma deficiência auditiva tinha que receber informações diferentes dos outros, porem isso não ocorria, e se não fosse por iniciativa de sua mãe ele não teria sucesso no conhecimento, a língua de sinais foi fundamental para seu aprendizado.
    Apesar de tantas mudanças, as escolas precisam ter mais preparo para receber alunos igual o "Jonas".

    Suzana - 4° pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Esta história é muito comovente porque nos mostra uma realidade que graças a Deus esta deixando de existir, mas olhando ao nosso redor podemos ver que ainda existe pessoas e até familiares que não se conscientizou ainda que a inclusão seja ela do tipo que for precisa ser vista com amor e como uma necessidade para aqueles que são vistos como "deficientes", quando na verdade são seres humanos capazes de construir uma vida social, respeitada, valorizada e viver em sociedade como qualquer pessoa. O filme nos mostra a história de uma mãe que deixou tudo de lado e colocou seu filho em primeiro lugar, buscando ajuda em vários lugares e não obteve sucesso. Quando um dia conheceu alguém que lhe apresentou a língua de sinais (Libras) foi onde a vida voltou a sorrir para ela e sua família, seu filho que não se comunicava nem com ela nem com seu irmão, começou aprender a língua de sinais e pode se comunicar com todos ao seu redor a família pode viver em paz e feliz. Aprendemos com essa história a importância dos sinais, não só na vida dos surdos, mais na vida de todos que convivem ao seu redor.

    Maria do Carmo de Jesus Moraes Lopes - 4 pedagogia

    ResponderExcluir
  12. O filme trata-se da vida um de um garoto que não consegue se comunicar com seus pais por conta de sua deficiência a surdez, mas isto não abala sua mãe que luta com todas suas forças e contra todos para encontrar uma solução e se comunicar com seu filho. Ela busca escolas e pessoas que possam lhe ajudar, mais não obtém muito sucesso, até que um dia um rapaz começa convencer e ensinar seu filho a língua de sinais (Libras) e então daí pra frente o garoto e sua família começam a se entender e serem felizes.

    Jason Andrew - 3 Letras

    ResponderExcluir
  13. fala de um menino surdo que teve que enfrentar com sua mãe vários obstáculos para que ele aprendesse a língua de sinais, e assim pode-se se comunicar e ter uma vida melhor.

    Andresa - 4° Pedagogia

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Retrata muito a forma como o surdo é entendido, hoje em dia não é a mesma realidade daquela época. O filme é muito interessante no que se diz respeito a como os surdos eram vistos pela sociedade antigamente, mas levando em consideração o filme, o surdo era apenas alguém retardado, eram excluídos sem capacidade para comunicação e nem fazer qualquer outra atividade. Percebe- se também que a linguagem de sinais era proibida nas instituições de ensino para surdos, chegando, nos casos mais extremos, a amarrar as mãos de quem sinalizasse, pois eles prezavam pela oralização.
    O pequeno Jonas sofre muito no decorrer do filme porque nada faz sentido para ele, ninguém o entende e ele não entende ninguém. Já a mãe tenta compreendê-lo e é um bom ícone para nos espelharmos, a maneira como ela busca uma forma para se comunicar com Jonas, é o que cada um devia fazer sem discriminar ninguém e entendendo que o surdo esta usando uma língua para se comunicar e não apenas gestos. Ele passa a ser mais feliz quando entendem as pessoas se comunicando com ele por linguagem de sinais. Um bom aprendizado sobre o filme é o de ensinar o surdo a falar da maneira correspondente a ele, que é usando libras, e não o forçando a algo que ele não pode fazer como falar sem nunca ter ouvido as palavras.
    Hoje o surdo não é só bem aceito, mas também vive inserido na sociedade sem problemas, embora saibamos que tem muitos preconceitos para serem quebrados a respeito da surdez e da linguagem de sinais, mas podemos dizer que o progresso alcançado através da educação dos surdos é notável.
    LIDIA NAYARA 4° DE PEDAAGOGIA

    ResponderExcluir
  16. O filme retrata uma época não muito significativa para os surdos. Eles não eram considerados pessoais "normais" e eram excluidos da sociedade pela sua incapacidade de se comunicar. Naquele tempo, a linguagem de sinais era proibida e uma proibição que era totalmente brusca, tendo casos também de agressões fisicas pois antigamente a lingua de sinais não era aceita, não era considerada uma lingua, um tipo de comunicação, eles só consideravam a oralidade como tal.
    Jonas nos mostra como era o sofrimento do surdo naquela época em que ninguém o entendia, mostra que a linguagem de sinais era a maneira mais correta e transparente para ele entender as outras pessoas e ver algum sentido no mundo a sua volta. A mãe é a pessoa que tenta compreender Jonas, que luta de todas as maneiras sem exclui-lo ou discriminá-lo e assim, quando ele passa a usar a língua de sinais começa a ser compreender melhor o mundo a sua volta e a comunicação se torna muito mais fácil e Jonas se sente mais feliz. O filme é um espelho de como é a vida de um surdo, as dificuldades que eles enfrentam, mas também mostra que há uma saída e que eles conseguem sim compreender e se comunicar com o mundo como todas as outras pessoas.

    Laís Priscila Mendonça - 4º ano de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  17. Imaginem uma criança que não era compreendida, que vivia no silêncio, sem entender absolutamente nada que acontecia à sua volta... Que tinha a necessidade de se comunicar assim como qualquer outra pessoa, mas que essa necessidade era barrada por "profissionais da educação" que viviam de olhos vendados, que sem perceberem, permitiam que a acomodação, a falta de interesse e importância impedisse o sucesso de uma criança. É isso que o filme relata. O filme nos mostra também que a persistência da mãe foi o que ajudou para que esse sucesso realmente acontecesse, pois o apoio da família, que é a base de tudo, é fundamental para o desenvolvimento das crianças com deficiência, Hoje, depois de tantos anos de luta, os surdos conquistaram o seu lugar na sociedade, tem os mesmos direitos e deveres como todo cidadão. Porém, ainda existe muitas coisas a serem acertadas, já que ainda existem no meio de nós pessoas que precisam enxergar mais além e entender que os surdos também tem necessidades, desejos, anseios e a esperança de que um dia o mundo finalmente sorria de braços abertos!


    Ingrid Belo de Brito Grano - 4º ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. O filme "E o seu nome é Jonas," Mostra a realidade que os surdos passaram sem poder sinalizar e com isso foi gerado muitos transtornos em suas vidas, mas também mostrou que a sinalização para as pessoas surdas é sua lingua natural e só com ela, eles serão complientidos.
    No Brasil ainda temos muitas pessoas que não compreendem essas nessecidades, mas esperamos que um dia isso venha mudar definitivamente.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente MARAVILHOSO!
    Com esse filme podemos perceber a dura realidade de uma pessoa surda, podemos perceber o preconceito até mesmo dentro da casa,a cabeça fraca das pessoas por pensar q a língua de sinais não é apropriada. Esse filme serve de exemplo para muitas familias, para que abram suas mentes,mas não só para as familias para nós meros mortais também, afinal nessa vida ninguém é melhor q ninguém, a inclusão, o respeito e a admiração esta dentro de nós, por tanto não deixe que o seu preconceito ou orgulho bobo, faça você se sentir melhor que ninguem, pois somos todos iguais!!

    Rarissa Brunelli Vilas Boas
    3°Letras/2013

    ResponderExcluir
  20. O filme relata a vida de uma criança surda: suas limitações, medos, sentimentos e principalmente seus sofrimentos. " E o seu nome é Jonas" nos permite ver como os adultos são ignorantes ao que diz respeito a entender as dificuldades do próximo e como a própria família se limita a tentar ajudar Jonas, como na cena em que seu pai abandona a família por não aceitar a surdez de Jonas.
    O filme é emocionante pois relata a perseverança de uma mãe que consegue levar felicidade e autonomia a seu filho.

    ResponderExcluir
  21. O fime relata a vida de uma criança surda onde que ele deseja se expressar com as pessoas e sua volta mas nõa consegue e todos acha que ele é retardado por causa de suas atitudes seus pais batalham para que ele aprenda se comuicar mas desisite sua mae bate contra todos e batalha para que seu filho seja reconhecido pela sociedade e mostra que ele é um criança comun como todas não só porque ele e surdo que ele e diferente de todos que esta sua volta este filme mostra a vioda de uma pessoa surda que sofre preconcitos como toda sas pessoas que é dificil comquistar seu mundo e sua volta quando aprendemos isto nosso mundo passa ser mais facil de ser compreendido e que cada dia que passa aprendemos coisas novas e batalhas a serem conquistada.(joao ricardo de azevedo/pedagogia 4 ano )

    ResponderExcluir
  22. O Filme relata a historia de um menino surdo que não conseguia se comunicar com as outras pessoas, por insistência de sua mãe ele aprendeu a língua de sinais e começou a entender de maneira fácil.
    o filme nos traz como é a realidade dessas crianças nas escolas, apesar de ter grandes avanços ainda há muito para se fazer na educação com relação as crianças com deficiências.

    Aluna: PATRICIA MIRANDA / 4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  23. O filme retrata a vida dos surdos antigamente, que por sua vez sofriam diversos preconceitos por serem diferente, uma vez que não conseguiam se comunicar com sua família ocorria diversos contritos. eles eram visto como pessoas doentes sem possibilidades em ter acesso a algo novo durante sua vida é como se eles fossem um quadro de pintura que estivesse em branco e preto e que depois que conheceu as línguas de sinais eles podem criar cores em sua vida... ou seja podem viver como pessoas.

    Elaine oliveira 3° ano de letras

    ResponderExcluir
  24. O filme conta a história de um menino, que sofria muito com os preconceitos por ele ser surdo, não só ele como os outros surdos.O menino não conseguia se comunicar com sua família, naquele tempo, na escola a onde o menino estudava não queriam que o menino aprendesse a língua de sinais. Mais ai teve um dia que mãe do menino conheceu alguns surdos e foi em um baile com eles, e lá naquele baile ela começou a se interessar pela língua de sinais, e resolveu que o filho dela aprendesse libras. O menino começou a aprender e ela também pra saber o que o filho queria e com isso o irmãozinho do menino também começou aprender. Depois que ele conheceu a língua de sinais tudo na vida dele e da sua família melhorou.
    Juslei Fernanda da Silva 3º ano de letras.

    ResponderExcluir
  25. O filme relata a vida de uma criança surda, que junto com a sua mãe enfrentou muitos obstaculos. A mãe ao ver seu filho sofrendo daquele jeito e vendo suas dificuldades resolveu levar Jonas á uma instituição onde aprendia Línguas de Sinais.fazendo com que ele evoluísse cada vez mais, por tudo que ele estava aprendendo. Assim fazendo com que todos entendessem o que ele queria, pois sua mãe e sua avó não sabiam quando ele queria algo. Depois disso sua vida melhorou muito.

    Jéssica Sanches ... 3º Letras


    ( profª mandei pelo do Gu, porque não tenho Gmail )

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  26. Com a ignorância das pessoas Jonas foi considerado um doente mental, mas com a persistência de sua mãe, que não aceitava o diagnóstico, continuou a procurar ajuda, mesmo com a recusa de profissionais que não aceitava que se trabalhasse com Jonas a língua de sinais. Sua mãe viu que esse seria a única maneira de se comunicar com seu filho. Isso me surpreendeu quando o menino começou a entender e a se comunicar, percebi como é importante a ajuda da família para que isso acontecesse. Fiquei feliz com a felicidade da família

    Aluna: Aparecida de Fatima Rós Barbosa

    ResponderExcluir
  27. O filme relata o tema sobre as dificuldades que uma familia encontra, quando tem um membro surdo na familia, como no caso de Jonas o filho mais velho do casal.
    A familia demora para conseguir dignosticar a surdez de Jonas, e é ai onde a dificuldade começa, os pais ficam desgastados, tentando encontração solução para ao menos tentar educar e entender Jonas, as tentativas são falhas, o pai acaba ficando cansado, exausto e acaba abando nando a família. E é na dificuldade que a mãe acaba encontrando a oportunidade de conhecer a linguagem de sinais, ela é convidada a se reunir com um grupo de surdos e lá ela conhece esse mundo maravilhoso.
    A partir desde momento ela passa a querer ensinar a lingua de sinais a Jonas, que é muito bem aceita pelo garoto.
    Um filme muito emocionante, que passa uma realidade que foi vivida por muitos anos pelos nossos amigos surdos.
    Juliana Caroline S.Rodrigues- 3º Ano de Letras- Faculdade de José Bonifacio

    ResponderExcluir
  28. Esse filme retrata a dura realidade que os surdos enfrentaram até conseguirem os seus direitos.
    Diagnosticado como doente mental Jonas chegou a ser internado em uma clínica, mas por sorte sua mãe percebeu que ele não ouvia.
    Um menino surdo que foi diagnosticado como doente mental e a luta de uma mãe para que seu filho pudesse ter uma vida digna, pois ele era surdo e não um incapaz mentalmente. Sua família chegou a ser proibida de usar a Língua de Sinais com ele.
    Graças a persistência da sua família Jonas conseguiu a entender e a se comunicar.

    ResponderExcluir
  29. Primeiramente gostaria de dizer que esse filme é maravilhoso e totalmente necessário para qualquer educador.Embora seja um filme triste, ele retrata como a sociedade era incapaz de trabalhar com os surdos, pois proibia a língua de sinais, hoje sabemos que é realmente necessário para a que eles(deficientes) tenha entendimento do mundo. Para mim o filme pode ser comparado como um quadro pintado em preto em branco, ou seja a vida de Jonas era uma vida sem brilho, pois ninguém o entendia, mas em contado com a língua de sinais Jonas consegue ver as cores do quadro, ou seja todos o entendem, e ele se torna feliz.
    otimo filme e recomendo a todos!!
    Fabiano Franco 3 ano Letras.

    ResponderExcluir
  30. O filme conta a história de um menino surdo e suas dificuldades de compreender e ser compreendido. Os próprios pais não sabiam como lidar com a situação, pois seu problema era confundido com deficiência mental.

    Depois de várias tentativas frustradas de ensiná-lo a falar, conheceram a Língua de sinais e tudo ficou mais fácil.

    O autor mostra a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tanto para surdos como para sua família e ouvintes em geral se comunicarem e o surdo ser tratado como cidadão comum.
    Aluna Alaíde 4º ano pedagogia

    ResponderExcluir

  31. O filme relata a historia de uma familia que incontra muita dificuldade em tratar o problema de seu filho mais velho a surdez, a mãe não aceita a deficiencia do filho e o pai se separa de sua familia quando ele mais precisam. Ao ver que a unica saida era em carar o problema de frente a mã começa a pesquisar e ir a traz de procedimentos para tratar essa dificuldade do filho. No final do filme vimos que a força de vontade da familia e do menino foi capaz de faze-lo falar e ouvir. Na minha opinião é um exemplo de filme pra todos nós um exemplo de que mais facio e melhor encararmos o problema de frente.
    Aluna Talita da Rocha Francisco

    ResponderExcluir
  32. O filme "E o seu nome é Jonas,"alerta a sociedade e algumas instituições em relação ao despreparo para acolher, inserir, interagir,enfim introduzir o deficiente auditivo ao seu devido ambiente de convívio.
    No filme graças ao empenho de sua mãe e alguns amigos q tinham a deficiência auditiva e a família conseguiu reverter o quadro de Jonas levando-o para interagir com outras pessoas de mesma deficiência, aprendendo assim a conhecer LIBRAS, que veio a facilitar a sua comunicação.

    Aluno: Rinaldo J. Morais - 3º Letras - FJB

    ResponderExcluir
  33. Estou encantada ao descobrir que os surdos não estão sozinhos como antes.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Gostei do que disse, mas posso fazer uma consideraçãozinha básica? De qualquer forma, achei ofensivo o uso da palavra "retardados" sem ao menos aspas. Sabemos que essa palavra é de cunho preconceituoso e por mais que usada inocentemente, leva a um entendimento errado.
    Abraço! :-)

    ResponderExcluir
  35. Olá Mariane, bom dia!
    Realmente.... fiz uma correção mencionando que "retardados" era o termo utilizado na época para pessoas com deficiência intelectual!!! Quando escrevi acabou passando desapercebido. Beijos e obrigada por suas considerações!

    ResponderExcluir
  36. eu sou surda me falo boca pouco tbm a libras sim mas minha familia poucos as libras saber ta bem e o seu muito legal.....ta bjs!

    ResponderExcluir
  37. Na disciplina de Educação Especial Inclusiva, vimos um filme chamado "E seu nome é Jonas" e, de acordo com o período que esse filme retrata, podemos observar como era difícil o diagnóstico da surdez, interferindo também no tratamento que a sociedade tinha com as pessoas surdas. Ainda no filme, podemos perceber como o preconceito de pessoas mais próximas, no caso o pai de Jonas, que mesmo sabendo da deficiência do filho não teve o mínimo de consideração com ele e com a família, pois acabou saindo de casa. A mãe, sozinha, coloca Jonas em uma escola, mas não vê progresso em seu desenvolvimento, pois nessa escola exigem que a criança tente verbalizar e não sendo possível aprender e treinar a língua de sinais. Sua mãe o coloca em outra instituição e conhece outras pessoas e até famílias inteiras que utilizam a língua de sinais. Então, ele começa a fazer uso dessa língua. Além de sua mãe, seu irmão também começa a sinalizar, daí a importância de toda a família aprender para facilitar a comunicação com Jonas. Esse esforço geral da família, fez com que Jonas conseguisse sua inserção e a interação na sociedade em que viveu. E, para nós, futuros licenciandos, serve como momento de reflexão acerca das deficiências de nossos alunos e como podemos e devemos nos esforçar para que eles sejam inseridos na nossa sociedade, além de cada vez mais buscar meios de nos prepararmos para receber esses alunos em sala de aula e fazer com que os outros alunos recebam estes de forma mais natural possível.

    Tania Rodim - 4º Ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  38. O filme que assistimos em sala de aula chamado E o seu nome é Jonas é maravilhoso que nos chama a atenção acerca da surdez de um garoto que não conseguia ser compreendido e segue abaixo 3 aspectos importantes que merecem ser destacados!
    1 aspecto: O garoto não conseguia se socializar com sua família e até mesmo sua mãe e seu pai não sabiam como se relacionar com Jonas sendo algo totalmente desconhecido.
    2 aspecto: A diretora da escola discriminava a linguagem de sinais, ela dizia aos pais que de forma alguma o garoto poderia utilizar de sinais para se comunicar, ela pregava que o oralismo era a maneira mais eficaz de comunicação entre surdos e ouvintes mas vimos no decorrer do filme que isso não estava sendo eficiente.
    3 aspecto: A partir do momento em que a mãe conhece pessoas que são surdas e que utilizavam a linguagem de sinais ela viu que essas pessoas tinham uma vida normal e que era possível sim haver comunicação entre os surdos e o mundo.Quando Jonas começa a conhecer a língua de sinais evidencia-se no filme que sua vida teve outro sentido e um brilho no olhar ,trazendo transformação total na família toda!
    A língua de sinais é a segunda língua oficial do nosso país, pelo filme e pelas aulas de EDUCAÇÃO iNCLUSIVA E LIBRAS vimos que o surdo assume a sua identidade e podem ter uma vida normal comunicando -se entre surdos e ouvintes e merecem nosso respeito com a comunidade surda.

    Bianca Oliveira Silva 4 ano de pedagogia 2014

    ResponderExcluir
  39. E o seu nome é Jonas foi um filme que retratava verdadeiramente como era a vida das crianças surdas antigamente, muitas vezes elas não tinham o diagnóstico correto, por isso elas eram consideras crianças com problemas psicológicos e internadas em clínicas psiquiátricas porque os familiares não sabiam lidar com o problema da criança e pior que isso é não saber corretamente qual o problema do seu filho e somente com a insistência e não conformismo da mãe do menino que se encontrou o diagnostico: a surdez.
    Foi interessante analisar por meio do filme como a Língua de sinas era má vista pelas escolas para crianças surdas, era permanentemente proibida a Língua de sinais e de qualquer forma de sinalização por gestos e a escola também exigia dos pais para que não fizesse isso de maneira alguma, a proposta da escola era que as crianças aprendessem a oralizar e entender o que os ouvintes falassem por meio da leitura labial, isso não trouxe resultados, apenas frustrações para Jonas e a sua família.
    A mãe de Jonas conheceu uma família de surdas e percebeu como eles conseguiam se comunicar perfeitamente por meio da língua de sinais, e eles convidaram ela a conhecer o mundo da língua de sinas e ela ficou impressionada, assim ela pediu para que um surdo ensinasse a Jonas a língua de sinais, ele aprendeu, e isso transformou sua vida quebrando as barreiras do silencio.fafda
    Como futura educadora esse filme me inspirou a perceber como Bara língua de sinais é importante para os surdos e que por meio dela eles podem ter uma vida igual a de todos.
    Barbara Oliveira Silva 4

    ResponderExcluir
  40. Esse filme relata a vida de uma criança surda chamada Jonas, que enfrentou uma série de problemas justamente com sua família.
    No filme mostra Jonas em um hospital psiquiátrico, sua família achava que ele tinha problemas psicológicos, até que então, o diagnostico mostra que todos estavam enganados e que Jonas era portador de surdez.
    O pai de Jonas mostrou ser impaciente, mas tentava ajudar o seu filho. O preconceito sempre estava presente em todos os lugares que ele ia. O pai se mudou para outra cidade por causa do preconceito, pois não sabia como lidar com essa situação.
    A mãe ao ficar sozinha com o filho, colocava a culpa toda nela por o menino ser assim, mas logo correu atrás para que o seu filho pudesse ter uma vida melhor, para que ele conseguisse se comunicar com o seu irmão e com sua mãe.
    Então, a mãe de Jonas o leva para algumas instituições de ensino, onde uma delas queria que Jonas só aprendesse leitura labial, e com isso voltaria a falar e seria uma criança normal, mas Jonas começou a ficar nervoso e a mãe percebeu que não estava resolvendo nada. Sendo assim a mãe de Jonas procurou outra instituição e nessa as crianças apreendiam a Língua de Sinais, onde levou Jonas a se evoluir e a se comunicar com sua mãe.
    E assim, as coisas começaram a melhorar. Filme emocionante, perfeito!!!

    Natália Volpi 4 Ano

    ResponderExcluir
  41. O filme retrata a vida de uma criança que vivia internado em um hospital por um longo período de sua infância, porque era tratado como um doente mental. A família de Jonas descobrir a surdez do filho teve dificuldade de comunicação impossibilitou a colocar limites nele, assim a mãe de Jonas tornou-se uma pessoa angustiada por não conseguir ensinar ou ao mesmo tempo entender o que seu filho desejava e a ignorância do pai em lidar com a situação acabando por separar. Sua mãe percebendo sua dificuldade resolve buscar ajuda com especialistas na área da surdez, pois ele não era tratado como uma pessoa normal. Sua mãe colocou em um colégio onde sua diretora utilizava métodos tradicionais e, pois as línguas de sinais eram proibidas tendo que sofrer agressões físicas. A mãe de Jonas correu atrás para que seu filho tivesse uma vida normal, o oralismo seria ensinar as crianças a falar, ler lábios, e assim podendo se comunicar com ouvintes e futuramente, a linguagem de sinais, consistia em utilizar sinais manuais para representar as palavras. Após avistar um carrinho de cachorro quente mostrando interesse e a mãe não compreendia o que seu filho tentava dizer ele tornou-se agressivo com ela. A parte em que seu avo morre Jonas foi muito chocante, pois mesmo não entendendo o que estava acontecendo ele acabou retornando ao local em que seu avo trabalhava acabando por se perder. Jonas quando encontra quem ajuda a língua de Sinais começa aprender no final consegue dizer até o nome mamãe,e socializar com outra coisas.
    Excelente filme e emocionante podemos ver na diferença e que aprendemos que tudo está relacionado com que aprendemos.

    Maria José VazLucatti 4º ano Pedagogia FJB Uniesp

    ResponderExcluir
  42. O filme relata a historia de Jonas um menino surdo que para todos naquela época era considerado doente e teria que ser excluído da sociedade, mais com ajuda de sua mãe uma mulher guerreira que não aceitava qual quer resposta,lutou para ajudar seu filho a se comunicar com as pessoas.
    Mais antes de sua mãe encontra a línguas de sinais ela colocou ele em uma escola onde se ensinava a falar e fazer leituras labial,mais Jonas não se adaptou,por isso sua mãe resolveu procurar outro meio de ajudar seu filho,foi então que encontro uma família de surdos,onde eles sinalizavam, ela se interessou e resolveu colocar seu filho para interagir com eles e aprender a língua de sinais.
    Na época que passou o filme,os surdos não tinha direitos que viver na sociedade,de andar,de sair sozinho, trabalhar, e ate mesmo de estudar junto com outras crianças com o tempo passando as leis foram mudando e hoje todos tem o mesmo direito. E ninguém com algum tipo de necessidade é considerado como doentes ou internado em hospitais.

    Monise Fernanda Miller 4º ano Pedagogia FJB Uniesp

    ResponderExcluir
  43. O filme retrata a história de Jonas, um menino surdo que naquela época era considerado "retardado", pois as pessoas não entendiam que ele não podia escuta, faziam de tudo para que ele vivesse como as outras pessoas.
    Até mesmo seu pai não o aceitava assim, tanto que acabou abandonando a mãe do menino, a qual seguiu cuidando dos dois filhos sozinha. A mãe de jonas o levou para uma instituição que forçava as crianças a falarem, fazendo leitura labial, nesta instituição era proibido o uso de sinais.
    Um dia sua mãe conheceu uma casal que era de surdos e que mostraram para ela como se comunicavam, através de sinais, foi ai que a mãe de jonas decidiu que seu filho aprenderia os sinais.
    O momento em que jonas consegue perceber que pode se comunicar por sinais é emocionante, pois ele queria muito um cachorro quente e não conseguia pedi-lo para sua mãe, e quando aprendeu com a utilização do sinal foi como se descobrisse o mundo pela 1º vez.
    Muito lindo o filme, vale a pena assistir!!!

    Jennefer Muniz Dossi 4º ano Pedagogia.

    ResponderExcluir
  44. O filme mostra a historia de um menino chamado Jonas, surdo e que era visto por parentes e pelos pais como um anormal e até mesmo retardado.Na época do filme não se tinha muita informação sobre essa deficiência, por isso quando Jonas voltou para casa todos queria que ele vivesse como os outros, entendesse como os outros e até mesmo falasse.
    Ele morava com seu pai sua mãe e seu irmão, mais seu pai não aguentou a pressão da sociedade e acabou abandonando sua família, a mãe de Jonas no começo ficou assustada mais conduziu a situação da maneira que podia, colocou seu filho numa escola onde ele era forçado a aprender a falar e a qual não aceitava sinais.
    A mãe de Jonas percebeu que não estava dando resultado, então resolveu conversar com um casal que era surdo para ver o que eles faziam. Ela descobriu que eles utilizavam sinais, foi ai que a mãe de jonas procurou saber mais afundo sobre os sinais e resolveu apresentar a Jonas.
    Foi um sucesso o garoto evoluiu e começou a aprender e a se comunicar com todos.
    O filme é muito bom.

    Marcela Fantozzi 4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  45. O filme e o seu nome e Jonas nos mostra como era a realidade antigamente que acontecia com as crianças surdas , as pessoas eram preconceituosas queriam obrigar as crianças aprender a oralizar, quando não diagnosticavam errado assim como Jonas que disseram que Ele tinha problema mental, pois quando descobriu que Jonas tinha surdez e não problemas mentais, queriam que ele aprendesse a oralizar não aceitam a Libras de maneira alguma e revoltante saber que pessoas que se dizem profissionais faziam isso com as crianças. Mas como a mãe de Jonas não aceitou que obrigassem seu filho ha oralizar, ela percebeu que isso estava prejudicando inconformada Ela procura o meio da Libras sozinha pois o pai não suportou tudo aquilo, não havia modo de se comunicar com o filho contudo sai de casa abandona a esposa e as crianças. Portanto a mãe de Jonas vai atras de pessoas que sinalizam entra nesse mundo e pede ajuda para ensinar seu filho e assim depois e tantos obstáculos em sua frente Ele consegui se desenvolver e se comunicar com a mãe. Pois não ha obstaculo que não se possa vencer, que não se possa ultrapassar.
    O Filme e uma lição para que nos professores formadores nunca faca isso com uma criança,não importa qual e o problema que ela tem, toda criança tem direito a educação e inclusão e nos educadores conscientizados devemos fazer o nosso papel de PROFESSOR EDUCADOR, FORMADOR
    Tatiana A. Fernandes 4 ano pedagogia

    ResponderExcluir
  46. No filme "E o seu nome é Jonas" podemos ver como era a realidade de antigamente relacionada as crianças surdas. Eram vistas como 'retardadas', sendo isoladas da sociedade.
    As pessoas não aceitavam os surdos e assim obrigavam os mesmos a aprenderem oralizar e em hipótese alguma podiam aprender e se comunicar por sinais. Até mesmo a própria família de Jonas não o aceitava, o pai chegou até abandoná-los e a mãe levava-o para a escola com a finalidade de fazer com que ele aprendesse 'escutar', falar ... Quando a mãe teve a oportunidade de conhecer a Língua de sinais (Libras) e entender como era a vida dos surdos, como se comunicavam e como era felizes, tudo mudou. Ela, sempre pensar duas vezes, levou seu filho para aprender a sinalizar, e assim, poder se comunicar com todos a sua volta. Jonas aprendia cada vez mais, tomou gosto em conhecer o mundo que até então era desconhecido para ele. Mãe e Jonas aprendiam juntos ... Enfim, todas as barreiras foram quebradas e os obstáculos vencidos.

    Filme mais que perfeito! Uma lição para todos que discriminam os surdos, seres humanos como nós.



    Thalita Bueno - 5° Semestre Letras - UNIESP FJB

    ResponderExcluir
  47. O filme “E o Seu Nome é Jonas”, retrata de como era a vida dos “surdos” antigamente, ele nos mostra que as crianças como essa deficiência eram tratados como “retardados”.
    No filme podemos observar que os educadores tinham muita dificuldade de lhe dar com aquele tipo de situação, para eles a Língua de Sinais não poderia trazer benefícios para as crianças, e que o correto era que o aluno aprendesse a falar, para a escola a maneira correta era a comunicação oral. Ate que um dia, a mãe conheceu umas pessoas surdas, que só utilizavam a língua de Sinais, a partir deste momento, ela pode perceber que tinha sim; a possibilidade de se comunicar por meios de sinais.
    Esperançosa com que viu, se interessou a ajudar o filho de um modo diferente, fez amizades com os surdos; aprendeu alguns sinais com eles; começou a colocar em prática, neste momento tudo para ela começou a fazer sentido, e com a Linguagem de Sinais era realmente possível para se comunicar.
    Quando Jonas conheceu essas pessoas, descobriu que tudo tinha um significado, todas as coisas tinham um nome, e que tudo o que ele quisesse poderia pedir se comunicando com os sinais, quando percebeu que sua mãe e seu irmão também estavam aprendendo, dava ate pra perceber os olhos brilhando.
    No Entanto, apesar de muita dificuldade, foi com força de vontade da Mãe de não desistir por seu filho, Jonas começou a ter uma vida normal e comunicativa como todos Nós!

    Filme emocionante, muito lindo perceber que ele conseguiu se comunicar com sua mãe e irmão, tivemos uma lição com esse filme.

    Naiza Eliza Nunes Candido – 5° Semestre – Letras – UNIESP

    ResponderExcluir
  48. Jonas era um menino surdo que passou três anos internado em um hospital como um retardado, pois era assim que essas crianças eram vistas.
    Após sair do hospital, Jonas passou a frequentar um instituto onde era proibido sinalizar porque acreditava-se que repetindo as palavras ditas pela professora, os surdos seriam oralizados e sinalizar atrapalharia esse processo.Também começou a fazer o uso do aparelho auditivo, sem muitos resultados.
    A família de Jonas não conseguia lidar com ele, que às vezes tornava agressivo por não ser entendido e seu pai acreditava que ele deveria ser internado novamente, mas a mãe defendia que ele era apenas surdo e não retardado e esse conflito acabou levando o casal á separação.
    Quando as pessoas viam Jonas na rua, logo falavam que seus pais não deveriam sair com o menino, que ele precisava ficar em casa ou no hospital.
    Um dia, a mãe de Jonas é convidada por um casal a visitar um grupo de surdos, ela aceita o convite e descobre que os sinais seria o único caminho para seu filho, que até então não sabia mais o que fazer com ele, já que um livro dizia que não deveria usar os sinais para não atrapalhar a fala, outros diziam o contrário.
    Certa de ter encontrado a solução para seu filho, decide matricular Jonas em uma escola para surdos, onde o método usado era a língua de sinais.Só então ele passa a entender e ser entendido.
    O filme nos mostra como os surdos eram excluídos pela sociedade naquela época e nos faz refletir se ainda hoje, que se fala tanto de inclusão social, não estamos excluindo-os.
    Neiger José Montemor 5°semestre de letras

    ResponderExcluir
  49. O filme "E seu nome é Jonas" retrata da vida dos surdos que antigamente relaciona as crianças surdas como demente, isoladas da sociedade. A Sociedade não sabia que Jonas sabia a lhe dar com as pessoas mesmo assim sem saber comunicar com as línguas de sinais. O pai da criança ajudava de forma que Jonas aprendesse Jogar andar de bicicleta mas o preconceito da sociedade tornava mais um excluído. Por final o pai deixou a família e foi para outra cidade por conta do preconceito, pois a família não sabia o que fazer para Jonas. Os educadores de Jonas não sabia direcionar a ele um aprendizado melhor com mais fundamentos. A mãe de Jonas precisou olhar com os olhos flexíveis para poder ajudar seu filho a tornar um menino como qualquer um que sabe a ler e escrever. Mas com um contato com uma família surda a mesma aprendeu comunicar com os surdos porém conhecendo com um homem que pois a ensinar Jonas no meio social o mesmo conseguiu as línguas de Sinais por meio da comunicação. Como futuro pedagogo aprendi com o filme uma lição de vida porque a determinação a esperança de alcançar com um êxito foi com lutas e garras. O filme mostrou uma realidade para nós futuros educadores aprender a lidar com a situação, não importa qual é o problema mais sim que todas as crianças tem a direito a inclusão social e nós educadores devemos fazer o nosso papel como professores educadores formadores. Nas escolas que atuamos podemos identificar muitos "Jonas". Nós educadores devemos oferecer tudo que alunos precisa. A inclusão não significa que os alunos com deficiência precisa de uma escola, mas sim garantir um espaço com uma condição da aprendizagem cognitiva, por meio do sujeito dos direitos sociais.

    ResponderExcluir
  50. Ao assistir o Filme “E o seu nome é Jonas” pude me deparar com uma realidade até então desconhecida, percebi quanto é difícil à parte da aceitação por parte dos próprios pais e familiares. Até então na época em que se passa a surdez era tratada como doença e pacientes ficavam internados em hospitais.
    Na parte educacional os surdos eram impedidos de sinalizar, eles eram obrigados a falar, para tentar alcançar tal objetivo eles eram tratados como animais sendo adestrados, isso foi muito impactante, é quase o mesmo que levantar um cadeirante e força-lo ao extremo para que ele caminhasse.
    Outra coisa que percebi, é quanto era difícil para própria mão se comunicar com o filho, e quanto é emocionante o momento em que ela consegue compreender o que o filho queria. A parte em que ela percebe que não importa o que as pessoas acham certo e sim o que é melhor para ela e seu filho as coisas passam a fazer muito mais sentido. É muito bonito ver o surdo descobrindo as coisas simples do mundo em que vive.
    O filme é ótimo e acredito que retrata com muita precisão as barreiras e dificuldades encontradas pelos surdos.
    Miguel Ferreira Romera Letras 5º semestre Letras UNIESP

    ResponderExcluir
  51. o filme mostra que o problema começa com a convivência dos pais, a mãe A mãe de Jonas, que acabou se tornando a principal haste de sustentação da família, por muitas vezes deixou transparecer sua fragilidade, trazendo para si a culpa daquela situação, que estava se tornando caótica. Ela não mediu esforços, queria ver seu filho como uma “criança normal”, e foi em busca de instituições de ensino para surdos. Seu dilema começou quando começou a se deparar com dois principais métodos de educação. O primeiro, oralismo, consistia em ensinar as crianças a falar, ler lábios, para que pudessem se comunicar com ouvintes e futuramente “deixassem de ser surdas-mudas”. Neste método, os sinais manuais eram proibidos, pois, segundo a educadora do filme, “tornavam as crianças preguiçosas para aprender a falar. Vejamos que a insistência da mãe levou o menino a aprender a se comunicar por sinais.

    Marcos Antônio Santiago de Souza 5º Semestre de Letras

    ResponderExcluir
  52. o filme nos mostra uma familia que tinha um filho surdo, mas a dificuldade de diálogo leva o pai a abandonar a família e viver sozinho então a mãe começa a lutar sozinha com o filho, ela conheceu no instituto uma familia de surdos, eles indicaram a ela o Clube dos Surdos, lá ela descobriu um novo mundo, diferente de tudo que imaginava, e finalmente teve contato direto com a língua de sinais. Nesta noite, fez novos amigos que a ajudaram com seu filho. Jonas deixou o ineficaz Instituto de Surdos e, juntamente com a família aprendeu a língua de sinais, a partir desse aprendizado, as atitudes agressivas que eram frequentes (por não ser compreendido) desapareceram e tornou-se evidente a tranquilidade dentro da família.
    Acho que todas as pessoas deveriam ver esse filme para pensar um pouco mais sobre o assunto tratado em nossa sociedade de hoje.
    Vicente de Paulo Oliveira 5º Semestre de Letras

    ResponderExcluir
  53. O filme mostra a vida de um garoto surdo, chamado Jonas, que durante vários anos foi diagnosticado como um doente mental( como diria a expressão da época, "retardado" ).
    O ano é 1979 e, nessa época, a surdez era vista de maneira muito equivocada e preconceituosa. As pessoas achavam que, por ser surdo, Jonas não seria capaz de aprender nada, como se a surdez fosse um bloqueio para a aprendizagem.
    A família de Jonas procurou ajuda de vários profissionais especializados na área de deficiência auditiva e a orientação recebida foi que o garoto precisaria urgentemente aprender a oralizar, pois não se considerava nenhuma outra forma de comunicação para pessoas surdas.
    Porém, a mãe de Jonas procurou outras opiniões, vindas diretamente de pessoas surdas como Jonas e a verdade era outra: havia sim outra forma de comunicação e se tratava da língua de sinais. A partir daí, Jonas passou a aprender essa " nova língua " e aos poucos foi descobrindo uma forma correta e eficiente de se comunicar, deixando para trás o passado que tanto lhe entristecia.

    José Henrique Vieira Carvalho 5 Semestre de Letras.

    ResponderExcluir
  54. TRABALHO APRESENTADO A DICIPLINA DE LIBRAS.
    PROFESSORA: ( ANDRESA VANIELE)
    E O SEU NOME E JONAS
    ESSE FILME NARRA A HISTÓRIA DE UM GAROTO QUE NASCE SURDO, LOGO QUANDO NOTADO POR SUA MÃE, QUE PROCURA AJUDA MÉDICA, RECEBEU O TRISTE DIAGNÓSTICO DE QUE O MENINO ERA DEFICIENTE MENTAL.
    A FAMILIA DE JONAS TEM GRANDE DIFICULDADE EM LIDAR COM O GAROTO, POIS NÃO EXISTE UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE, COM ISSO A FAMILIA VIVIA EM ALGUNS MOMENTOS, SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS, MESMO ASSIM NÃO ADMITIA QUE O GAROTO NÃO ERA IGUAL AS OUTRAS CRIANÇAS, ESSA FALTA DE ACEITAÇÃO POR PARTE DA DELES SÓ TROUXE PREJUÍZO PARA JONAS, VISTO QUE OUVE VÁRIAS TENTATIVAS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIOS ERRADOS, COMO LEITURAS LABIAIS E REPETIÇÃO DO QUE A PROFESSORA FALAVA, OUTRO FOI O USU DO APARELHO QUE O FEZ SER MOTIVO DE RISADAS ENTRE OS COLEGAS. QUANDO SUA MÃE ENTENDE QUE JONAS E APENAS SURDO PROCURA AJUDA DE FORMA CORRETA E O MENINO APRENDE A LINGUA DE SINAIS.
    QUANDO JONAS CONHECE A LINGUA DE SINAIS SE TORNA OUTRA PESSOA, POIS COMEÇA A SER ENTENDIDO E IMCLUIDO NA SOCIEDADE, AGORA JÁ NÃO MAIS ACONTECE SITUAÇÕES COMO AQUELA QUE ELE TENTA PEDI CACHORRO QUENTE E SUA MÃE NÃO CONSEGUE COMPRIENDER O QUE ELE QUERIA, TRAZENDO ASSIM UM DESESPERO POR AMBAS AS PARTES, DE FATO A LINGUA DE SINAIS MUDA A VIDA DESSE GAROTO INCUINDO-O NA SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  55. RELATO DO FILME (E O SEU NOME É JONAS)
    FJB UNIESP, JOSE BONIFACIO SP.
    ALUNO: RAIMUNDO NONATO ROCHA COUTINHO
    TRABALHO APRESENTADO A DICIPLINA DE LIBRAS.
    PROFESSORA: ( ANDRESA VANIELE)
    E O SEU NOME E JONAS
    ESSE FILME NARRA A HISTÓRIA DE UM GAROTO QUE NASCE SURDO, LOGO QUANDO NOTADO POR SUA MÃE, QUE PROCURA AJUDA MÉDICA, RECEBEU O TRISTE DIAGNÓSTICO DE QUE O MENINO ERA DEFICIENTE MENTAL.
    A FAMILIA DE JONAS TEM GRANDE DIFICULDADE EM LIDAR COM O GAROTO, POIS NÃO EXISTE UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE, COM ISSO A FAMILIA VIVIA EM ALGUNS MOMENTOS, SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS, MESMO ASSIM NÃO ADMITIA QUE O GAROTO NÃO ERA IGUAL AS OUTRAS CRIANÇAS, ESSA FALTA DE ACEITAÇÃO POR PARTE DA DELES SÓ TROUXE PREJUÍZO PARA JONAS, VISTO QUE OUVE VÁRIAS TENTATIVAS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIOS ERRADOS, COMO LEITURAS LABIAIS E REPETIÇÃO DO QUE A PROFESSORA FALAVA, OUTRO FOI O USU DO APARELHO QUE O FEZ SER MOTIVO DE RISADAS ENTRE OS COLEGAS. QUANDO SUA MÃE ENTENDE QUE JONAS E APENAS SURDO PROCURA AJUDA DE FORMA CORRETA E O MENINO APRENDE A LINGUA DE SINAIS.
    QUANDO JONAS CONHECE A LINGUA DE SINAIS SE TORNA OUTRA PESSOA, POIS COMEÇA A SER ENTENDIDO E IMCLUIDO NA SOCIEDADE, AGORA JÁ NÃO MAIS ACONTECE SITUAÇÕES COMO AQUELA QUE ELE TENTA PEDI CACHORRO QUENTE E SUA MÃE NÃO CONSEGUE COMPRIENDER O QUE ELE QUERIA, TRAZENDO ASSIM UM DESESPERO POR AMBAS AS PARTES, DE FATO A LINGUA DE SINAIS MUDA A VIDA DESSE GAROTO INCUINDO-O NA SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  56. Em o filme “ Meu o seu nome é Jonas “, conta a história de um menino, que devido um diagnóstico, encontra-se por três anos em uma escola para crianças com deficiências mental, sendo que ele era apenas portador de surdez.
    Quando seus pais percebem, que sele era só surdo e não deficiênte mental, se arrependem de ter deixado ele por tanto tempo em um lugar, onde era para deficiêntes mentais, e ele portava apenas a deficiência da audição.
    Sendo assim seus pais resolvem tirar ele de lá, e levra ele embora, mesmo com todo preconceito da sociedade.
    Sua mãe se manteve firme na sua escolha em ajudar seu filhor a ter uma vida melhor, já que ele esteve por volta três anos naquela escola.
    Jonas por não conhecer direito a língua de sinais, tem grande dificuldade de pedir um simples cachorro- quente, tenta pedir para seu irmão e sua mãe, mais tudo em vão pois eles não conseguem entender oque ele estava pedindo naquele momento.
    Ele ao perceber uma pessoa falando por sinais os nomes das coisas, passou a observa-lo para aprender, e imita-lo para aprender a língua de sinais junto ao seu irmão.
    Mesmo Jonas sabendo já a língua de sinais, Ele pode perceber que ainda tinha algo errado, pois com a morte de perda de um ante querido, ou seja mesmo ele tendo aprendido a língua , a forma como algo le foi contado estava errado.
    A partir dai Jonas passou a se comunicar atravez da língua de sinais e com o tempo foi se aprimorando e se comunicando melhor com as pessoas, de uma forma que elas conseguiam entende-lo.

    Juliana Cristina Taglialatela 5 Semestre de Letras

    ResponderExcluir
  57. E o seu nome é Jonas?
    O filme mostra que a surdez era como uma doença mental,vista pela familia e os de fora,por não conhecer e não saber lidar com a situação acabava sendo visto como um "retardado",chegando a um ponto onde ele teria sido internado,tomava medicações e o prendiam acreditando resolver o problema.
    A familia não sabia muito bem como lidar com a situação mas mesmo assim procurava recursos para que ele pudesse lidar com o cotidiano.Jonas foi levado em algumas escolas onde se diziam especializadas no assunto e em ate certo ponto eram pois algumas crianças conseguiam seguir seus métodos e aprendiam a se comunicar,alguns desses métodos era a oralidade,onde ele deveria aprender oralizar e onde se abominava a lingua de sinais.Como ele não conseguia se comunicar e ficava muito nervoso e com brigas constantes em casa,seu pai resolveu desistir de tudo e foi embora de sua casa,abandonando a familia,mas sua mãe nunca desistiu dele e foi a procura de outro método para ajudar seu filho e a si, acabou encontrando um casal que se comunicava através da Lingua de Sinais,acabou pedindo ajuda e indo conhecer esse mundo e gostando pois ela conseguia compreender também o que eles sinalizavam, com a ajuda de uma interprete rapidamente aprendeu algumas palavras levando a acreditar que Jonas também aprenderia, que foi o ocorrido, ele conseguiu aprender se comunicar e ensinar a sua familia para que pudessem entrar em seu mundo,um mundo lindo por sinal.

    Bruna Gabriela Ferreira- 5° semestre de Letras

    ResponderExcluir
  58. No filme seu nome e jonas,a surdes e tratada como uma doença como se ,o deficiente auditivo fosse um retardado.
    Jonas vive por um tempo em um lugar para deficientes mentais, a familia o tira de la e começam a procurar tratamento para a surdes de jonas,para q eles tenham um convivio melhor ja que a familia nao sabia lidar muito bem com a situação ,e por fim acabavam perdendo a paciencia com ele.
    Quando encontram um tratamento para jonas eles começam a exigir que ele oralize e faca uso do aparelho de surdes ja que ,eles não faziam uso da lingua de sinais e eram contra a esse tipo de metodo de ensino a pessoas com deficiencia auditiva ,quando jonas comeca a usar o aparelho o pai o proibe de usar ele fora de casa.
    E quando nenhum dos metodos e eficaz o pai abandona a familia ,mais a mãe de jonas não desiste ,e quando descobre a lingua de sinais acaba ajudando jonas.
    Com isso ele aprende a entender ,e a se comunicar com as pessoa s e com que sua mãe o entenda.
    FERNANDA COSTA 5 SEMESTRE DE LETRAS

    ResponderExcluir

  59. RESENHA DO FILME: E O SEU NOME É JONAS


    No filme vemos que a surdez era vista como uma deficiência mental, e motivo de vergonha para a família que tinha um filho surdo. No decorrer do filme, vemos que: a família de Jonas não sabia lidar com a sua condição, e por muito tempo acharam que se tratava de uma deficiência, deixando de dar a Jonas uma educação apropriada e adequada para a sua idade.Não suportando a diferença do filho, o pai abandona a casa, deixando a esposa sozinha para cuidar de duas crianças.
    A mãe de jonas ao leva-lo para a escola de surdos foi proibida de usar a língua de sinas em casa, pois a escola seguia o metodo do oralismo.
    No final, Jonas começa a aprender a língua de sinais, depois do seu fracasso com o oralismo.Ele começa a afirmar a sua diferença, e a ser, como todos os outros.Quando finalmente a diferença de Jonas é aceita, ele começa a viver uma vida normal.

    Suzana Ribeiro De Oliveira

    5° Semestre Letras - UNIESP FJB

    ResponderExcluir
  60. Ola.Excelente matérial! Eu estudei Inglês na plataforma https://preply.com/pt/Lisbon/professores--inglês. Além dos professores locais, quem está disposto a ter aulas online também pode encontrar tutores em outros países
    Eu estou procurando mais opções de formação. Pode me Ajudar?

    ResponderExcluir


  61. Mi nombre es marrón Marcos y soy de EE.UU., permítanme compartir este testimonio al mundo oír hablar de él también este hombre realmente salir que era VIH positivo durante 6 años que he de estar en la medicación y trato de buscar la cura a mi problema y yo pasar por médico a Internet y me encontré con una tradición llamada DR. charles i contactarse hivspelltemple@gmail.com ayuda que me dan todos sus leyes y la regla de que si me curé yo debería escribir sobre él y eso es lo que estoy haciendo ahora, este hombre pide alguna información sobre mí, que yo le doy a este el que me cura del VIH lo que es un gran hombre de agradecimiento por su ayuda cuando llegar la información que él me dijo que él está a punto de trabajar en él 20 a 30 minutos este hombre envíeme un correo electrónico y me dijo qué hacer para el curado que hice después todas las cosas necesarias para la cura es proporcionar al hombre que me llame en 45 minutos más tarde y me dicen que ir para la prueba de lo que es un gran día para mí fue gracias Dr Charles negativas que puede a través de su dirección de correo electrónico, hivspelltemple@gmail.com WhatsApp en imo 2348105238925

    ResponderExcluir
  62. Olá, sou Anna ramos pelo nome, QUERO COMPARTILHAR A MINHA EXPERIÊNCIA DE COMO EU FUI CURADO DO HIV POR MEDICINA HERBAL. Pode soar
    estranho! Nos últimos 5 anos, gastei muito dinheiro na compra de medicamentos anti-retrovirais para fortalecer meu sistema imunológico
    sistema e mantenha-me saudável, até que eu leia um artigo na internet sobre um Herbalist da África que usa ervas e raízes para
    curar o HIV e todo tipo de doenças. Penso que eu nunca acreditei que ele pode curar o HIV, mas eu decidi fazer uma tentativa porque eu estava
    desesperado. Então enviei uma mensagem ao ele no seu e-mail DR.ABUYAHERBALCURE@GMAIL.COM Ele preparou medicamentos fitoterápicos e
    envie-me através do DHL COURIER SERVICE e eu tomei como ele instruiu. 11 dias depois, fui ao hospital para fazer um
    checar-up, o resultado saiu e testei NEGATIVO. Estou compartilhando isso com você, porque acredito que há alguém lá fora
    que também desejam ter essa cura. sinta-se à vontade para enviar uma mensagem para ele em seu email DR.ABUYAHERBALCURE@GMAIL.COM ou ligue,
    E TAMBÉM CHAT COM HIN ATRAVÉS DE VIA IMO CHAT OU WHATSAPP +2347039225049, e estou certo de que ele estará disposto a ajudá-lo e você
    também terá um testemunho para compartilhar. informe as outras vítimas sobre isso.

    {1} HIV/AIDS
    {2 CANCER
    {3} HERPES
    {4} DIABETES
    (5} HEPATITIS B
    (6} HPV

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde! Foram feitas várias observações muito pertinentes sobre o filme, entretanto alguns pontos precisam ser esclarecidos.
    1º Não confundir Linguagem com Língua, o que os surdos usam são as línguas de sinais e não linguagem de sinais,não vou colocar aqui a diferença entre as duas mas é fácil saber essa diferença.
    2º não confundir língua de sinais com libras, língua de sinais são todas as línguas utilizadas por surdos no mundo, exemplo: língua americana de sinais (ASL) ou lingua brasileira de sinais (LIBRAS), a língua utilizada por Jonas e sua comunidade era a ASL e não libras.
    está de parabéns ótimo Blog, muito relevantes os temas abordados.
    Edson: Licenciado em Letras/Libras 2017.

    ResponderExcluir
  64. Suplementos de ervas existem há milhares de anos e podem ser rastreados durante várias culturas diferentes. Por enquanto. As ervas agora são usadas para curar diabetes, herpes, dor crônica, asma, azia, dor de garganta, câncer e até mesmo o HIV. Eu amo muito ervas. Na maioria das vezes, injeção e drogas são apenas uma perda de tempo. Fui curada do HIV no ano passado com o uso de ervas, sofri do HIV por 13 anos, mas com a ajuda do DR. Freeman Osas medicina erval, eu estava curado dentro de algumas semanas de usar as ervas que ele me enviou através do serviço de entrega de correio. Eu não sei o tipo de problema de saúde que você está enfrentando agora, mas eu lhe assegurei que você vai se curar se você contatar o Dr. Freeman Osas e explicar o seu problema para ele, que os problemas serão resolvidos dentro de poucas semanas. Osas através do seu endereço de e-mail: drosasherbalhome@gmail.com ou chegar até ele através do número WHATSAP +2349035428122

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde , alguém poderia me ajudar a identificar em quais momentos aparecem as correntes pedagógicas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo?

    ResponderExcluir

Obrigado (a) pela sua visita!!!!