domingo, 26 de maio de 2013

Filme: Black




            Michelle McNally (Rani Mukherjee) é uma garota que perdeu a visão e audição alguns meses depois do seu nascimento e passa a viver em um mundo negro onde está isolada na escuridão de sua própria existência, presa por sua incapacidade de ver, ouvir e se expressar. Seus pais desesperados com a situação da sua filha contrata o professor Debraj Sahai (Amitabh Bachchan) que é idoso e alcoólico e que trabalha com surdos e cegos e têm métodos pouco convencionais para ensinar seus alunos, porém sempre visando benefícios a longo prazo. Muitos anos depois, Michelle já aprendeu bastante, tornando-se mais relaxada e expressiva, e é capaz até de dançar e habilmente, por sinal. Debraj convence o diretor de uma universidade para conceder-lhe uma entrevista e ela passa, tornando a primeira pessoa surda-cega a estudar naquela universidade. Infelizmente nem tudo são flores! Debraj desenvolve a doença de Alzheimer e lentamente, ele se esquece de tudo, incluindo todas as palavras e seus significados. A primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A HISTORIA DA MINHA VIDA, livro que inspirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker).




Resenha Do Filme “Black”

     O filme Black que é baseado nas decisões humanas na delicadeza de uma pessoa deficiente com uma pitada de carinho, educação e adaptação na sociedade. Na historia de uma família anglo-indiana católica chamada McNallys, cuja filha mais velha, Michelle, ficou surda e cega após uma doença que teve quando tinha meses de idade.
        Ela cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não conseguem, e não sabem como educá-la. Quando nasce a filha mais nova, Sara, as dificuldades aumentam ainda mais pela diferença de ambas e Michele começa a sentir ciúmes da sua irmã sara pelo carinho extremo dos pais. Como a ultima saída, a Sra. McNally escreve para uma escola especializada em educação de crianças cegas e surdas, e a escola encaminha Debraj Sahai, que tem a missão de ensinar Michelle a se comunicar com o mundo. Ela trata ele de modo violento, assim como todos que tentam se aproximar dela. Mas ele com muito esforço e persistência consegue criar uma via de comunicação com Michelle que até então vivia na escuridão, num mundo negro, ‘black’. Ele conquista a confiança da mãe, e principalmente do pai que insistia em acreditar q aquele trabalho desenvolvido por Sahai fosse possível. Então passa a viver com eles.  Michelle cresce tendo Sahai como professor, amigo e companheiro, e todos admiram sua desenvoltura, apesar dos problemas. Ambos então resolvem que      
          Michelle deve se tornar uma Universitária. Ela é avaliada por uma banca de professores, e é aceita para cursar o Bacharelado em Artes. Nesse novo ambiente, os desafios se multiplicam.
       Mas Sahai e Michelle formam uma equipe e os dois procuram superar cada obstáculo com a esperança de que cada sentença aprendida lance luz no mundo interior de Michelle. Michelle é reprovada em três anos seguidos, pensa em desistir, mas, e convencida por Sahai a continuar. Tudo parecia bem, até que Sahai começa a ter falhas de memória. Os esquecimentos se tornam frequentes, e de repente ele some da vida de todos. Michelle o procura por anos, e dessa vez sua solidão tem somente a companhia de Deus. 
        E onde ela consegue com o esforço de tantas vindas e idas no descore de sua faculdade termina a faculdade com alegria e triste sem poder ter o privilegio do seu professor vela formada depois de 40 anos estudando. Em seu discurso ela descreveu com seu modo o orgulho e agradecimento pelo que seus pais e seu professor fizeram em sua vida
      Portanto na critica humana a forma de ensino que sue professor teve com ela ,sua didática nada convencional faria hoje em dia muitas pessoas ficariam espantadas. A na verdade de uma forma irracional me fez ver que medidas drásticas são os melhores remédios e melhores tratamentos. Onde deve se predominar a luz na vida de qualquer pessoa independente das suas dificuldades aparentes.



Título original: Black
Título no Brasil: Black
Diretor/Produtor (a): Sanjay Leela Bhansali
Editor (a): Bela Segal
Roteiro original: Bhavani Iyer/Sanjay Leela Bhansali/Prakash Kapadia
Cinematografia: Ravi K. Chandran
Música de: Monty Sharma
Distribuído por: Applause Entertainment
Gênero: Drama
Duração: 01h 59min
País de origem: India
Linguagem: Hindi
Ano de lançamento:  2005

Elenco

Amitabh Bachchan ------ Como Debraj Sahai
Rani Mukherjee ------ Como Michelle McNally
Ayesha Kapoor ------ Como Jovem Michelle McNally
Shernaz Patel ------ Como Catherine McNally
Dhritiman Chaterji ------ Como Paul McNally
Nandana Sencomo ------ Como Sarah McNally
Sillo Mahava ------ Como Sra. Gomes
Mahabanoo Mody-Kotwal ------ Como Sra. Nair
Jeroo Shroff ------ Como Mrs. Brugger


35 comentários:

  1. Muito bom. Esse filme é de grande importância para aqueles que sabem e percebem a importância de estudar Libras para se comunicar e entender o próximo.

    ResponderExcluir
  2. lindo filme é a segunda fez q vou fazer um trabalho acadêmico sobre ele!

    ResponderExcluir
  3. O filme nos relata a historia de um menina que nasceu surda-cega e que venceu todas as barreira que surgia e conseguiu se comunicar atraves da Libras tatil, perante ela nada é impossivel, que devemos acabar com o preconceito que ainda existe.
    SUZANA PALA
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não nasceu surda-cega, ela tornou-se surda-cega devida a uma doença adquirida ainda quando tinha meses de idade.

      Excluir
  4. O filme nos traz a historia de uma moça surda-cega que encontrou diversas dificuldades para conseguir chegar a comunicação. Seus pais no inicio nao aceitavam, porem depois foram a base para que ela conseguisse a superação.
    PATRICIA MIRANDA
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  5. O Filme fala sobre uma menina que nasceu surda-cega e que provou que por meio da persistência de um professor que apesar de estar desacreditado e com baixa autoestima, conseguiu transformar a vida da garota. Ele lutou contra o preconceito que existia dentro da própria família, fazendo com que ela se tornasse independente.
    EDILSON FAGUNDES
    4º PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não nasceu surda-cega, ela tornou-se surda-cega devido a uma doença adquirida ainda quando tinha meses de idade.

      Excluir
  6. O filme relata a história de uma menina que nasceu surda-cega,diante de suas dificuldades ela foi rejeitada pelo seu proprio pai,seu pai achava que Michelle era uma retardada mental, atraves da ajuda de um homem que se tornou seu professor particular ele ensinou uma maneira de viver a vida iguais as outras pessoas sem ficar na baixo e estima, o professor de michelle foi mostrando e luntado contra o preconceito de uma garota deficiente.
    Aline Cassia Lopes
    4ºde pedagogia

    ResponderExcluir
  7. O filme fala sobre uma menina surda-cega, por ela ter essas dificuldade ela foi rejeitada pelos seus próprios pais, através da ajuda de um homem que se tornou seu professor, ele ensinou uma maneira de viver a vida iguais as outras pessoas, e conseguiu transformar a vida da garota fazendo com que ela se tornasse independente.
    Juliana Aparecida da Silva.
    4ano de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  8. O filme Black foi inspirado na vida da escritora indiana Helen keller. Conta a história de uma jovem chamada Michelle McNally que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento. Por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga. O filme é importante porque mostra a relação do professor com o aluno dentro e fora da escola ou universidade, mostrando que qualquer obstáculo pode ser superado quando temos perspicácia, paciência e muita força de vontade para tornar possível a concretização dos nossos sonhos, principalmente, que devemos lutar todos os dias para vencer as nossas limitações e não se deixar abater diante de alguns fracassos ocorridos em nossa vida. A jovem Michelle nos mostrou que podemos superar as nossas limitações (ou possíveis deficiências ocasionada por fatores naturais ou biológicos) se nos dedicarmos intensamente para a concretização deles. Portanto, podemos dizer que a educação, o carinho e o apoio da família, dos docentes e discentes nas escolas (ou universidades) é a grande chave propulsora para retirar qualquer pessoa do caminho da escuridão, por mais demorado e difícil que nos possa parecer temos que saber compreender as nossas deficiências e, também, das outras pessoas; e juntos tentamos buscar novos caminhos em nossa vida para superar esses obstáculos. (Aluna: Josi Patrícia Vicentin Bucater - 4º ano de Pedagogia)

    ResponderExcluir
  9. No filme Black assistido em sala de aula sentimos muita emoção, digo isto, não só por mim mas percebi ao assistir que muitos se emocionaram, e não foi para menos. O filme conta a história de uma menina chamada Michele, ela sofreu quase toda sua vida. Desde pequena carregava o fardo da cegueira e da surdez. Ela era tratada como um animal e agia como tal, não sabia comer, não conhecia os objetos, dependia de tudo e de todos, até descobrirem um homem que amava o que fazia e se dedicou de corpo e alma para curá-la, foi muito dificil, mas ao longo do tempo e com muita dificuldade conseguiu os seus objetivos. Michele aprendeu a se comunicar atraves da lingua de sinais, como era cega ela segurava nas mãos de seu professor e conseguia se expressar, a primeira palavra que ela falou foi “Água” ,essa cena foi maravilhosa porque começava uma nova vida. Ela se dedicou aos estudos por muitos anos , após muitos anos sendo reprovada na universidade, ela conseguiu passar de ano e se formou, foi o dia mais feliz de sua vida, todos a aplaudiram, ela fez um lindo discurso e falou do seu amado professor, que ela não via há tempos pois estava doente e muito debilitada. No dia da formatura Michele não usou sua beca, disse que a primeira pessoa que a veria de beca seria o seu professor a quem ela devia a sua vida.
    E assim fez, foi visita-lo com sua beca, ele ficou muito emocionado.
    Esta história é verdadeira, e hoje Michele é uma grande mulher que ajuda e da palestra para surdos e ouvintes, ela é um dos maiores exemplos de vida que já vi. É uma liçao de vida para todos os seres humanos.
    Maria do Carmo Lopes.
    4º Ano de Pedagogia – Professora Andresa Vaniele.

    ResponderExcluir
  10. O filme mostra a historia de Michelle uma menina que nasceu surda e cega, quando bebe ela era deixada de lado para os pais ela parecia um bicho selvagem, o tempo passou e ela conheceu um homem que tornou-se seu professor particular, onde ele ensinou e mostrou que a vida diante dos problemas é muito mais bonita.
    Lilian 4° de pedagogia

    ResponderExcluir
  11. O filme nos mostra a história de uma menina cega-surda que na sua infância era tratada como um animal selvagem, pois seus pais não sabiam como tratá-la. Até que descobriram um professor que aceitou o desafio de educá-la e a encarar os desafios da vida e se formou na universidade.
    Elaine Cristina Tripodi
    4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Esse filme conta a história de uma menina surda-cega que foi rejeitada até por sua família, pois eles não sabiam como lidar com essa situação. A vida de Michele na infância era como a de um animal, ela não sabia nem a comer. Até que um professor começou a ensiná-la e ela se tornou independente e até conseguiu se formar na universidade.
    Aparecida de Fátima Rós Barbosa
    4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. BLACK
    Desde o nascimento o ser humano recebe milhares de estímulo ambientais que chegam atravéz dos órgãos do sentidos. A visão e a audição representam mais ou menos oitenta por cento destes estímulos. Sendo assim, o surdocego possui apenas vinte por cento de sua capacidade de perceber, compreender e comunicar-se, tornando um indivíduo isolado, que vive em seu mundo "BLACK".
    O filme Black conta a história da menina cega e surda, que cresceu sem conseguir se comunicar. O professor Debraj Sahai, contratado pela família, consenguiu, depois de muitas lutas, transpor obstáculos e tirá-la da escuridão. Michelle estudou e se formou em Artes.

    Alaide Madalena Ferreira.
    Pedagogia - 4° ano.

    ResponderExcluir
  14. a história da menina q não sabia nada da vida por causa da sua surdes os país dela não tentaram ajudar ela até q um dia apareceu um senhor q com muito esforço ele ajudou ela a se alfabetizar e assim tudo q ele ensinou pra ela com isso ela,entrou na faculdade assim pode se formar e o senhor tinha uma doença,então tudo q um dia ela aprendeu com ele No final ela teve q passar tudo denovo pra ele por causa da doença q ele teve

    beijão andresa 4° pedagogia

    ResponderExcluir
  15. O filme black passa a contar a dificuldade de uma pessoa cega onde que ela tem a motivação de ser uma pessoa normal no mundo onde que se vive pois para todos ela não passa de uma pessoa invalida e de que não serve para nada para sociedade e sempre tema alguém que se compromete a ajudar esta pessoa a superar esta barreiras passando por muita dificuldades e superar todas as barreiras que tem pela frente e mostrar para mundo que toda pessoa com dificuldades que tenha não importando que ela seja somos todos iguais e que conseguimos ser normais mesmo não aparentando .

    ResponderExcluir
  16. O filme Black conta a história de uma menina surda-cega que ao menos tinha uma vida como um ser humano normal, por conta dessa deficiência, mas que ela consegue vencer todos os obstáculos e as dificuldades por ter um professor que a cuida como filha e ensina o mundo por completo através das línguas de sinais. Ele a motiva a vencer tudo o que todos achavam impossivel, a menina cresce trazendo orgulho e subindo todos os degraus dificeis, se formando até em uma faculdade. No final do filme, o professor começa a esquecer de todas as coisas, a ficar velho e também perde a audição, e assim, a moça que recomeça, ensinando pra ele tudo o que ele ensinou para ela no decorrer de sua vida. Maravilhoso e emocionante!

    LAIS PRISCILA MENDONÇA
    4º ANO DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  17. Esse filme foi inspirado na vida da escritora indiana. Conta a história de uma jovem chamada Michele que ficou cega e surda, alguns meses depois do seu nascimento. Por não ter ninguém da sua família que lhe compreendesse tornou-se uma garota triste, violenta, grosseira e amarga, ela sofreu quase toda sua vida. Ela era tratada como um animal e agia como tal, não sabia comer, não conhecia os objetos, dependia de tudo e de todos, até descobrirem um homem que amava o que fazia e se dedicou de corpo e alma para curá-la.Foi muito dificil, mas ao longo do tempo e com muita dificuldade conseguiu os seus objetivos. Michele aprendeu a se comunicar atraves da lingua de sinais, como era cega ela segurava nas mãos de seu professor e conseguia se expressar O filme é importante porque mostra a relação do professor com o aluno dentro e fora da escola ou universidade, mostrando que qualquer obstáculo pode ser superado quando temos perspicácia, paciência e muita força de vontade para tornar possível a concretização dos nossos sonhos, principalmente, que devemos lutar todos os dias para vencer as nossas limitações e não se deixar abater diante de alguns fracassos ocorridos em nossa vida.

    Lidia Nayara 4º ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. O filme Black relata sobre a realidade do surdocego, quais são suas dificuldades, medos, sofrimento e como é o seu dia-a-dia. Tambem mostra como é a dificuldade que os pais tem em educar e se comunicar com seus filhos. Em meio a tantas realidades o filme traz um ar de romance entre Michelle(protagonista) e seu professor que em sua velhice precisa da ajuda de Michelle, pois não se recorda de mais nada nerm ninguem.

    4º Ano Pedagogia - Daiele

    ResponderExcluir
  19. Realmente é o filme mais emocionante que já vi, simplesmente LINDO, contundente!
    Mas, alguém, por favor sabe onde posso encontrar o filme dublado em Português? Ou pelo menos o making of legendado?
    Se souberem, peço encarecidamente, que enviem para meu e-mail: camila.nmoreno@gmail.com.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, conseguiu o filme dublado, mr passa o link, fico no aguardo
      Diegomuriae@gmail.com

      Excluir
  20. O Filme "Black" , vem com finalidade nos mostrar o mundo de outra maneira. É a historia de uma menina cega-surda, com a ajuda de seu professor ela foi conseguindo destruir todos os obstáculos que apareceu em sua frente. A maneire de ensino do professor não era nada didática, se fosse no mundo atual que vivemos as pessoas ficariam espantadas com a maneira de ensino dele.
    Michelli foi reprovada em três anos seguintes da faculdade, ela pensou em desistir varias vezes,mais seu professor sempre esteve ao lado dela dando forças para ela continuar.
    Sua formatura emocionou a todos q esta ali presente.( e ate nos que estávamos na sala)
    Miclelli foi é um grande exemplo onde nos mostra que nunca podemos desistir, independente do tempo que estamos lutando.

    Monise Fernanda Miller
    4º Ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  21. O filme Black é sensacional e vem retratar a história de uma garota chama Michele que em poucos anos de vida perdeu a visão e a audição,antes de ser educada formalmente por um professor, Michele vivia em um mundo de sombras não conhecendo até mesmo as coisas da simples , sem poder se comunicar até mesmo com sua família.Pelo filme podemos ver que é possível pessoas surdo cegueira. serem educadas e terem uma vida aparentemente normal, mesmo com suas limitações. Mesmo que o processo educativo ser mais longo do que as pessoas que possam ouvir ou enxergar, é necessário um empenho da família e dos professoras para que tais pessoas que necessitam de necessidades especiais tenham seu desenvolvimento pleno.

    Aluna do 4 ano de Pedagogia Bianca Oliveira Silva

    ResponderExcluir
  22. Filme Black vale a pena assistirem . o filme trata de uma menina chamada Michele que aos poucos meses de cidade ficou surda e cega. Michele viveu em um mundo escuro, pois não se comunicava com ninguém, nem mesmo com os seus pais. Até que o seu professor ensinou libras tátil para ela e então Michele começou a sair do seu mundo negro. Michele foi reprovada 3 anos na faculdade, mas com a ajuda do seu professor que nunca fez ela desistir Michele foi aprova e sua formatura emocionou a todos.... Michele é uma lição de vida enfrentou todos os obstáculos e mostrou para todos nosw que uma pessoa Surda-cega é capaz de ser alguem na vida, basta ter coragem de lutar.... Filme perfeito


    Natália Volpi
    4 pedagogia

    ResponderExcluir
  23. O Filme "Black" é a historia de uma menina cega-surda, com a ajuda do professor ela conseguiu destruir todos os obstáculos que apareceu em sua frente. A maneira de ensino do professor nada didática deixaria as pessoas de hoje espantadas com a maneira de ensino dele.
    Michelli foi reprovada tres vezes seguidas da faculdade pensando em desistir varias vezes, porem seu professor sempre esteve ao seu lado dando forças para ela continuar.
    A formatua de Michelli foi um dos pontos mais emocionantes do filme que nos traz um grande exemplo de perceverança mostrando que apesar das diifculdades não devemos desistir nunca.

    Jennefer Muniz Dossi
    4º Ano de Pedagogia

    ResponderExcluir
  24. O filme Black é uma emocionante história de uma menina que nasceu cega-surda, que quando criança vivia aprisionada no mundo das sombras, sem poder ver a luz e sem ouvir ninguém, a família tratava a garota como um animal, Michelle não sabia se alimentar, se comunicar, não sabia quase nada, somente com ajuda de um professor ele pode aprender a oralizar, e se comunicar pela Libras e o braile.Michele conseguiu superar suas limitações, e apesar de muita luta conseguiu entrar na faculdade, e seu professor sempre esteve ao seu lado para a apoiar.
    A formatura da Michele foi a mais emocionante, em seu discurso ela salienta que queria muito a presença do seu professor, mas ele não podia estar lá, pois estava doente com Alzheimer, mesmo assim Michelle vestiu a beca e mostrou no hospital que tinha conseguido se formar.
    O filme é uma lição de vida, que nos faz repensar sopre nossas atitudes e lamurias, enquanto pessoas estão em uma situação pior, e lutam para ter seu lugar na sociedade.


    BARBARA OLIVEIRA SILVA 4 º ANO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  25. O filme conta a historia de Michelle uma menina que nasceu surda e cega, quando bebê ela era deixada de lado pelo pai ela parecia um animal selvagem, Sua relação com a irmã foi muito complicada, pois a irmã tinha ciúmes da atenção que os pais tinham com ela e Michele tinha inveja que sua irmã podia enxergar e ouvir o tempo passou e ela conheceu um homem que tornou-se seu professor particular, que apesar das dificuldades mas de muita força de vontade conseguiu se formar depois de muitos fracassos .
    Tânia de Fátima C. Rodim.

    ResponderExcluir
  26. O filme é Muito interessante e Emocionante, pois Conta a vida de uma menina surda-cega, seu pai já não aguentava mais suas trapalhadas e queria a mandar para um internato contra a vontade de sua mulher, a mãe que amava muito sua filha a convenceu de que contratasse um professor, quando ele chegou não acreditaram que ele iria conseguir solucionar os seus problemas, mas com muito esforço e dedicação ele tornou tudo isso possível, fazendo com que a criança aprendesse a se comunicar, quando na idade conseguiu entrar em uma faculdade e nos da uma lição de vida, que por mais que ela reprovasse ela nunca dessistia, pois era o seu maior sonho e o sonho de seu professor.
    Filme perfeito
    Marcela Fantozzi

    ResponderExcluir
  27. O filme nos mostra uma lição de vida, para darmos mais valor ao que nos temos e não reclamar, porque há pessoas no mundo que tem a vida pior do que a nossa e ainda não reclamam, deveria agradecer mais por tudo que possuímos.
    O filme Black vem nos relatar a história de uma criança surdo-cega que perde com poucos meses de vida devido há uma doença, seus pais já não sabiam como agir mais com Michelle, ela vive num mundo escuro, triste, sozinha, agressiva sem condições de ter convívio com outras pessoas, até que acha o professor Sahai um homem alcoólico, mas que trabalha com criança surda e cega, seus métodos não é dos mais convencionais, “se acontecesse isso nos dias atuais seria preso pela lei”. Mas ele tira Michelle daquele mundo que ela vivia presa, agora ensina ela a conviver no meio social, pois começa a estudar Bacharelado em Artes mesmo reprovando três anos seguidos Sahai há não deixa desistir e ela insiste, persiste e consegue se formar e realiza seu sonho.
    Michelle com a ajuda de seu professor particular superou todas as barreiras, obstáculos e todos os tipos de preconceito que havia em seu caminho, isso vem nos mostrar que força de vontade, paciência, perseverança consegue ultrapassar as barreiras que há, mesmo que pra isso acontecer demore, pois se persistir ter apoio moral da família pode se realizar o que deseja, não importa quando, mas acontecerá se você acreditar...
    Tatiana A. Fernandes 4° Ano Pedagogia
    Prof: Andresa

    ResponderExcluir
  28. O longa metragem, nos traduz algo fascinante a Realidade...
    Michelle uma menina surda-cega desconhecida de si mesma e sua própria família.
    Mrs. Sahai uma professor inusitado em busca de levar a luz a um ser que mal se conhece... A obra nos traduz a realidade mediante nosso cotidiano em que vivenciamos a falta de conhecimento sobre a Surdocegueira... Primeiramente o desespero da família que recebe uma criança surda e cega foi notável, a dedicação de um professor nada convencional para conquistar seu objetivo de mostrar a sua aluna que ela é capaz de tudo! Black nos mostrou em cores as metodologias estudas em sala de aula, com todo dinamismo e complexidade podemos compreender que ser um educador de um surdo-cego vai além de simplesmente dizer sou educador... Sahai além das metodologias abordas nos remete a reflexão de ate onde podemos chegar para poder ensinar, quantos caminhos são possíveis alcançar para efetivar sua pratica. Black sem duvida é luz

    Ismael 4º ano Pedagogia

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente ainda não assisti este filme mas, ja assisti "O milagre de Anne Sulivan e Seu nome é Jonas". que passam lições maravilhosas de persistência e amor com aqueles que a sociedade ver como deficiente e os seus professores veem como alguém incompreendido e passam a tratá-los como pessoa capaz.

    ResponderExcluir
  30. Como posso conseguir esse filme legendado? Soube que é lindo e tenho grande interesse em vê-lo, se você puder me ajudar ficarei imensamente agradecido. Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. QUE FILME LINDO. PROVA QUE TUDO É POSSÍVEL. BASTA TER FÉ EM DEUS E IR ATRÁS DE SEUS SONHOS. O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE.

    ResponderExcluir

Obrigado (a) pela sua visita!!!!