terça-feira, 26 de março de 2013

Sinalização em Libras para Sala de Aula

A criança surda utiliza como meio de aquisição da Língua o canal Visual-Espacial, sendo assim, a escola deve estimular a utilização desse canal, oferecendo aos discentes surdos ambientes visuais ricos com muitas figuras, fotos, maquetes, desenhos, etc,.
A sinalização da sala de aula deve ocorrer desde quando o aluno entra na escola, assim,  como a rotina sinalizada, para que entenda e aprenda que cada coisa tem um sinal, um nome e um significado.
É primordial oferecermos à criança surda a palavra e o sinal daquilo que queremos que ele aprenda, então, devemos colocar nome e sinal em tudo que a criança com surdez visualiza, até orientamos os pais a fazer isto em casa.





3 comentários:

  1. Nâo so as crianças com problema de audição mais também seus próprios coleguinhas de sala podem aprender os sinais para melhor comunicar entre si.

    ResponderExcluir
  2. Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil ,conluo este mês...é muito interessante para mim fazer Especialização em Educação em Libras.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? meu nome e Custódio e estou cursando a faculdade de design gráfico, estou no quarto período e mo meu trabalho de tcc é sinalética "sinalização" para pessoas portadoras de necessidades especiais em uma escola em Vespasiano MG, alem de usar libras como linguagem de comunicação também terei que usar as "pecs" linguagem do altistas, gostaria de algumas dicas para realizar esse trabalho. se tiverem algo q possa me ajudar ficarei muito grato. meu e-mail é: custodio_vicente@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Obrigado (a) pela sua visita!!!!