quarta-feira, 17 de setembro de 2014

I Encontro sobre a Educação de Surdos e formação do TILS do Oeste Paulista



O I Encontro sobre Educação de Surdos e formação de TILS do Oeste Paulista foi um evento promovido pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) – UNESP/Presidente Prudente.
O evento foi realizado no período de 05 a 07 de setembro de 2014 na Universidade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.
A proposta do evento foi levar instrução e conhecimento aos surdos, educadores e intérpretes de Libras, promovendo uma melhor atuação nas instituições de ensino.
Com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais, o encontro se realizou em três dias, contando com palestras, mesas redondas e oficinas de capacitação para surdos e ouvintes que interagem com a Libras a fim de melhorar a performance daqueles que pretendem lidar com a área enquanto profissão.
O evento buscou levar os surdos e ouvintes a interagirem mais entre si por meio da Libras; aperfeiçoar os intérpretes no uso da Libras; discutir sobre as políticas públicas e a educação de surdos; apresentação de trabalhos científicas que abordam a temática “Educação de Surdos e formação do TILS”; discutir meios que possibilitem a melhor formação dos intérpretes e usuários da Libras.
No evento a Faculdade de José Bonifácio/UNIESP foi representada com a apresentação de quatro trabalhos científicos desenvolvidos pela instituição.
As pesquisas “O aprimoramento da escrita mediada pela Libras utilizando como instrumento o gênero textual tira” e “O envolvimento da família no processo educativo da criança surda” foram apresentadas pela docente da instituição Prof. Esp. Andresa Vaniele Barbosa Pereira.
A pesquisa “O bilinguismo e a inclusão do aluno surdo” foi apresentada pelo discente do 4º ano do Curso de Pedagogia Ismael de Oliveira da Silva e “A utilização de jogos para o ensino de Matemática para alunos surdos adultos” apresentada pela ex-discente de extensão Alexandra Maria Carreira Góes, ambas pesquisas foram realizadas sob a orientação da Prof. Andresa Vaniele.
A participação no evento foi de fundamental para a docente, discente do curso de Pedagogia e ex-discente de Extensão, pois puderam compartilhar os conhecimentos adquiridos por meio das pesquisas e também puderam aprimorar seus conhecimentos por meio do evento.

Fotos do evento:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a) pela sua visita!!!!