Curso Portas abertas para a Inclusão online e gratuito com certificado de 40 horas.
O curso “Portas Abertas para a Inclusão” é oferecido gratuitamente pelo Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o UNICEF e a Barça Foundation. Com 40 horas de duração, a capacitação é composta por sete módulos e é feita a distância.
São vários temas abordados durante o curso: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.
Qual a dinâmica do curso de educação inclusiva?
Módulos
1 - Introdução
Introdução do curso e apresentação da estrutura e metodologia que será usada ao longo da formação. Neste módulo você será convidado a se transformar em um agente de inclusão a partir do percurso percorrido com o Portas Abertas.
2 - Histórico e legislação
No módulo 2 do curso você verá a evolução do pensamento sobre as pessoas com deficiência por meio dos 4 paradigmas (exclusão, segregação, integração e inclusão). Além disso, será apresentado o Movimento de Direitos da Pessoa com Deficiência; e processo de conquista de direitos no que tange a legislação no Brasil e no mundo. É neste módulo que você entenderá a configuração do diálogo entre as áreas da Saúde e Educação.
3 - Acessibilidades
No módulo 3 do curso será abordado o conceito de deficiência e barreiras e sua relação com a acessibilidade. Também serão trabalhadas as questões de Desenho Universal e as tecnologias assistivas e como elas se inserem no cotidiano para facilitar a participação das pessoas com deficiência nos espaços comuns.
4 - Educação inclusiva
No módulo 4 será apresentado o conceito de educação inclusiva enquanto concepção de educação. Além de abordar a ideia de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e sua relação com as possibilidades de democratizar o acesso ao currículo. Você conhecerá também as cinco dimensões da Educação Inclusiva (estratégias pedagógicas, famílias, parcerias, políticas públicas e gestão) e sua relação com a metodologia de trabalho e pesquisa do Instituto Rodrigo Mendes.
5 - Educação física escolar
No módulo 5 será apresentado o histórico e o contexto da Educação Física Escolar e quais são os elementos que a compõe. Você também será convidado a refletir sobre o papel do profissional responsável por essa disciplina na escola e entenderá a diferença entre atividades físicas e esportes de alto rendimento.
6 - Educação física inclusiva
No módulo 6 será apresentado o histórico da participação de pessoas com deficiência nos esportes e atividades físicas. Neste módulo também você será convidado a entender a importância de identificar, valorizar e desenvolver o potencial de todos os alunos. Também serão diferenciados os conceitos de Educação Física adaptada e Educação Física Inclusiva, além de apresentar a matriz de flexibilização de recursos e regras.
7 - Criando uma intervenção local
O módulo 7 é responsável por apresentar a metodologia de desenvolvimento de intervenções locais a partir da metodologia do Instituto Rodrigo Mendes. Ao longo do módulo você será instigado a elaborar uma proposta de projeto que poderá ser impressa ao término do curso.
Os conteúdos são independentes e cada participante pode decidir em que ordem abordá-los e quanto tempo se dedicará a concluir todos eles, com exceção do módulo “Projetos”, que deve ser o último.
As aulas do Portas abertas para a inclusão são compostas por vídeos, textos e videoaulas que articulam teoria e prática. Cumpridas todas as etapas, o Instituto Rodrigo Mendes emite um atestado de participação.
“Com a versão EAD, o objetivo do Instituto é chegar a todos os municípios brasileiros. Temos evidências sólidas de que a Educação Física, quando trabalhada de maneira inclusiva, transforma a vida da escola, dos professores e, mais importante, dos estudantes, na medida em que amplia muito suas possibilidades de futuro”, diz Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado (a) pela sua visita!!!!