Sabemos que o
Brasil, ainda existem muitos surdos adultos que não adquiriram a língua. Nem a
língua portuguesa na modalidade oral ou escrita e nem a língua de sinais, na
modalidade gesto-visual.
Esses surdos comunicam-se por conjunto de gestos desenvolvidos no
contexto familiar, mas por falta de aquisição de uma primeira língua, a
interlocução com outros falantes fica muito restrita. Esta situação promove o
isolamento destes indivíduos que, desta forma, apresentam precário
desenvolvimento em suas habilidades sociais.
A ausência ou precariedade de uma língua comum que sirva
como mediadora do conhecimento que circula pelos ambientes sociais termina por
desencadear outras dificuldades relativas à comunicação entre surdos, professores
e familiares.
A Prefeitura Municipal de Ubarana criou e desenvolve programa de
alfabetização desses adultos realizado na perspectiva do Letramento, ou seja,
as práticas de leitura e de escrita serão abordadas dentro de contextos e
demandas sociais, valorizando as experiências cotidianas. Essas constituem o
ponto de partida dos temas abordados em sala de aula que enfatizam as
habilidades e competências necessárias à autonomia dos alunos.
Normalmente são
os familiares que procuram a unidade escolar onde as aulas são oferecidas à comunidade e efetuam a matrícula dos alunos surdos com idades entre 19 e
38 anos.
Ao chegarem à escola maioria desses surdos ainda não estabelecem comunicação formal com
pessoas fora do seu grupo familiar.
O trabalho desenvolvido visa ao
desenvolvimento de competências na área da aquisição da língua de sinais e a
língua portuguesa, na modalidade escrita, é apresentada ao aluno. Ler e
escrever são processos sociais diferentes, utilizados para a comunicação entre
as pessoas, no entanto, todos estão limitados à necessidade de serem
compreensíveis no contexto da interação.
As vivências e materiais utilizados priorizam atividades
significativas onde os conhecimentos tenham valor prático para os alunos,
priorizando o canal visual uma vez que é por esta via que a pessoa surda forma
conceitos, desenvolve habilidades e adquire modos próprios de conhecer a
realidade.
Pode-se dizer que o Projeto tem alcançado bastante êxito, pois têm trazido surdos que estavam totalmente reclusos em suas residências para a sala de aula e colaborado com a interação surdo/surdo e surdo/ouvinte e tem se apresentando como um excelente aliado para inserir esses surdo na sociedade.
No decorrer do projeto observa-se uma melhora de autoestima dos surdos envolvidos no projeto, pois tais alunos se sentem motivados para participar das aulas e consequentemente participarem de forma mais ativa na sociedade.
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