terça-feira, 22 de outubro de 2019

Curso Braille - On line e Gratuito - 40 horas

Curso: Sistema Braille para não cegos - On line e Gratuito - 40 horas




Apresentação: O Sistema Braille é mundialmente conhecido e é utilizado como meio de leitura para os deficientes visuais.Esse sistema de escrita desenvolvido para os cegos facilitou e trouxe muitas oportunidades para essas pessoas especiais, além de proporcionar um conhecimento maior sobre as mais diversas literaturas, desde os contos de fadas até artigos científicos.
As palavras podem ser escritas em diversos idiomas desde o português até o hebraico, com o uso de todos os recursos que o alfabeto possui.
Tomando como pressuposto a implantação de medidas inclusivas, e a necessidade da inclusão social de pessoas com diversos tipos de deficiência, a disseminação do Sistema Braille irá contribuir para que mais pessoas conheçam o Sistema e consigam ler e escrever, tornando assim a inclusão social cada vez mais real.

Objetivo: O principal objetivo do desenvolvimento deste curso é a sensibilização, conscientização e capacitação das pessoas acerca da inclusão de cegos no contexto social, assim como o aprendizado do Sistema Braille por pessoas que têm curiosidade e/ou necessidade da comunicação escrita com pessoas cegas.
O curso não tem a pretenção de formar especialistas no método; porém, ao final do curso, o aprendiz deverá ser capaz de ler e escrever textos, identificar números, realizar as 4 operações fundamentais e ter visão geral sobre o Sistema Braille.

Público alvo: Para realizar o curso é preciso ser alfabetizado em nossa língua materna (Português).
O presente curso é destinado a qualquer pessoa que tenha interesse e/ou necessidade de comunicação escrita com pessoas cegas, não havendo, portanto, limite de idade.

Carga horária: 40 horas. 

Metodologia: O curso está estruturado em 3 módulos disponibilizados em ambiente  web e não possui tutoria, tratando-se, portanto, de um curso autoinstrucional.
Os recursos utilizados serão:
  • Textos de conteúdo conceitual;
  • Atividades avaliativas distribuídas ao longo do módulo 3.
Ao final, o aluno deverá preencher a entrevista de opinião do curso.

Conteúdo programático
MóduloTópico
Módulo 1
Deficiências e Inclusão Social
1. Introdução
2. Tipos de deficiências
3. Tipos de deficiências visuais
4. Inclusão social
Módulo 2
O Sistema Braille
1. A história do método Braille
2. Entendendo o Sistema Braille
3. Instrumentos que auxiliam na escrita Braille
Módulo 3
Aprendendo a ler e escrever em Braille
1. O Alfabeto Braille
2. Acentos, Trema, Crase, Til e Cedilha
3. Representação de letras Maiúsculas
4. Pontuação
5. Numeração Braille
6. As operações Fundamentais da Matemática
7. Escrevendo em Braille

Avaliação: O aluno será avaliado por 6 atividades avaliativas ao longo do módulo 3 e deverá obter 70% de acertos na atividade para aprovação.

Certificado: Terá acesso ao certificado o participante classificado como Aprovado, ou seja, aquele que tenha cumprido todas as atividades do curso com aproveitamento igual ou superior a 70%.
Além disso é necessário que o participante responda à Entrevista de Opinião ao final do curso. O link para impressão do certificado estará disponível 5 dias úteis após o encerramento do curso.

Para se Matricular: 
Se inscreva no Portal da Escola de Inclusão SocioDigital - CLIQUE AQUI!!!!

Logue-se no site, localize o Curso:  Sistema Braille para não cegos. 

Observação: Você só conseguirá se matricular se estiver logado no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a) pela sua visita!!!!